Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Hicória e nogueira-pecã

Nome científico:
Carya spp.

Outros nomes e Espécies Afins:
American Hickory e American Pecan

Descrição da Árvore:
Estas árvores conformam um grupo importante dentro dos bosques latifoliados do Leste. Dentro de uma classificação botânica, dividem-se em dois grupos: as hicórias e as nogueira-pecã (que dão frutos). A madeira é praticamente a mesma em ambos os casos e,geralmente, é vendida sem separar-se. O alburno da nogueira-pecã é branco, matizado de marrom, e a cor do cerne varia de um tom pálido a um marrom avermelhado. A textura de ambas é áspera e a nervura geralmente é reta, embora também possa ser ondulada ou irregular.

Propriedades Físicas
A densidade e a resistência das nogueira-pecã varia conforme a taxa de crescimento, e as hicórias geralmente possuem valores mais altos do que as nogueiras-pecã. A madeira é muito conhecida pela sua grande resistência geral e ao impacto, oferecendo também excelentes propriedades de curvatura à vapor.

Gravidade específica:
a)0,75
b)0,66
Peso médio:
a)833 Kg/m3
b)737 Kg/m3
Encolhimento volumétrico médio:
a)14,3%
b)N/A
Módulo de elasticidade:
a)15 583 Mpa
b)11 928 Mpa
Dureza:
a) N/A
b) 8095 N

a) carya glabra ( hicória)
b) carya illimoensis (nogueira-pecã)

Região de Ocorrência:
Encontram-se no leste dos Estados Unidos, sendo as principais regiões de comercialização os estados do centro e do sul.

Durabilidade:
Esta madeira está classificada como não resistente a decomposição do cerne e o alburno é suscetível ao ataque da traça. Esta madeira está avaliada como "resistente" ao tratamento com preservativos.

Disponibilidade:
EUA: facilmente disponível, embora limitada se vendida pela cor, seja como nogueira-pecã vermelha ou branca.
Exportação: limitada devido a pouca procura. Disponível somente em exportadores especializados e unicamente em volumes reduzidos.

Trabalhabilidade:
A madeira da nogueira-pecã é considerada difícil para o trabalho mecânico e para colar, sendo também muito difícil de trabalhar com ferramentas manuais, por isso se recomenda o uso prévio de broca. A madeira pode ser lixada e polida para chegar a um bom acabamento. A secagem pode resultar difícil e tem um encolhimento avaliado com "grande".

Indicações de Uso:
Cabos de ferramentas, móveis, móveis para gabinetes, assoalho, escadas de madeira e artigos esportivos.

Fonte: AHEC
Neuvoo Anuncie RM