Glossário

Glossário: T

+ Tabatinga
Denominação regional utilizada para indicar material argiloso em geral, e com colorações diversas. Os indígenas usavam esta denominação apenas para o barro branco
+ Tabela de volume
conjunto de dados relativo à cubagem de espécies florestais que permite estimar o volume de material lenhoso existente em árvores e povoamentos, através da entrada de uma variável (tabelas de simples entrada) ou duas variáveis (tabelas de dupla entrada).
+ Tabela psicométrica
Tabela que serve para determinar a umidade relativa do ar a partir das leituras de um psicrômetro
+ Tabica
Cunha que se encrava no topo de uma madeira que se está serrando, a fim de facilitar a serragem.
+ Tabique
Peça de madeira com topo de dimensões reduzidas, porém sem diferença marcante entre a largura e a espessura.
+ Tablado
Estrutura plana, em geral de madeira, construída acima do chão, formando um piso mais elevado.
+ Tábua
Peça de madeira de dimensões medianas e topo retangular, com a largura bem superior a espessura e o comprimento bem superior à largura.
+ Tábua Corrida (Long plank)
Pisos com peças de grandes dimensões. Tem acabamento macho - fêmea em dois lados, para encaixe lateral. Espessura de 20 mm; Larguras variam de 70 a 200 mm; e Comprimentos são acima de 1800 mm.
+ Tabuado
Conjunto de peças de madeira unidas entre si ou colocadas lado a lado, que constituem forro de assoalho.
+ Tabuleiro

Relevo de topografia plana, elaborado em rochas sedimentares, de altitude relativamente baixa, geralmente limitado por escarpas. (2) Faixa de terra de poucas árvores e quase nenhum mato.

+ Taco
Pedaço de madeira que se embute na parede para receber pregos ou parafusos de fixação.- Pedaço de madeira de assoalho, usado para revestir pisos.
+ Taco (parquet block or shorts)
peças de dimensões fixas e, geralmente, múltiplas do comprimento em relação a largura. Pode ter encaixes macho e fêmea nos 4 lados.
+ Taco lixador
Bloco de cortiça, madeira ou borracha sobre o qual se fixam folhas de lixa para madeira. Utilizado nos trabalhos de lixamento manual ou mecânico.
+ Taco lixador para moldura
Taco talhado na forma da peça a ser lixada, que serve para alojar a cinta abrasiva contra a moldura de madeira, na sua forma.
+ Talhadeira
Instrumento de aço para talhar.
+ Talhadia de desrama
modalidade de talhadia cuja finalidade não é a produção lenhosa, mas a produção de forragem. Desta forma, os cortes são efetuados nas ramificações laterais do tronco, estimulando o crescimento de novos rebentos e ficando a ponta da árvore intacta.
+ Talhão
Área dimensionada que possui uma comunidade, particularmente, de árvores com suficiente uniformidade em composição, constituição, idade e arranjo.
+ Talhão
área bem delimitada de terra.
+ Talisca
Sarrafo pouco espesso que se embute nos encaixes feitos longitudinalmente entre dois pedaços de madeira.
+ Talo
caule.
+ Talude
superfície inclinada do terreno, na base de um morro ou na encosta de um vale, normalmente feita artificialmente e utilizada para conter processos de erosão.
+ Tampo
Painel superior horizontal de um móvel.
+ Tangencial
Seção longitudinal da madeira, perpendicular ao raio e mais ou menos paralelo ao anel de crescimento
+ Tanino
substância adstringente extraída da casca de algumas árvores,como o castanheiro ou várias espécies de carvalhos, que dão coloração azul com sais de ferro sendo solúvel no álcool ou na água e emprega dano curtimento de peles e na conservação dos vinhos.
+ Tanque misturador
cuba de cimento revestida de azulejos (ou de aço,protegida por esmalte sintético), equipada com hélice ou com outro dispositivo para homogeneizar a massa de celulose nela depositada.
+ Tapa-poros
Material utilizado para preencher os poros ou fendas da madeira, produzindo uma película contínua e espessa que, depois de seca e lixada, proporciona uma superfície lisa e uniforme.
+ Taquara
designação comum a diversas plantas da família das gramíneas,geralmente dotadas de caule oco, como, por exemplo, a Bambusatacuara, de colmo arbóreo de 6 a 7m de altura e 5 a 6cm de diâmetro,ramos cilíndricos, estriados, bainha cilíndrica, estriada na parte superior e glabra na inferior e grandes panículas áfilas.
+ Tarugo
Espécie de torno usado para ligar duas peças de madeira.
+ Taxa de atratividade
rende convertida em valores anuais atualizados para a época de plantio, com juros próximos aos da Caderneta de Poupança.
+ Teca
árvore de grande porte, utilizada para formação de florestas plantadas para fins comerciais, pertencente à família das verbenáceas (Tectonagrandis), nativa na Ásia e de grande importância em quase todo o mundo pela excelente madeira, clara e durável, de folhas amplas, arredondada se membranáceas, e flores pequenas, ordenadas em grandes panículas frouxas.
+ Tecido juvenil/madeira juvenil:
madeira de fibras longas e de baixa densidade presente em árvores com rápido crescimento.
+ Tegumento:
revestimento externo das sementes.
+ Tenacidade
É a resistência ao choque.
+ Tensão de Cisalhamento
Tensão que age tangencialmente a um determinado plano. Sin.: tensão tangencial
+ Tensão Efetiva (de um solo)
Esforço normal médio por área unitária transmitido entre os grãos de um solo. Tensão que mobiliza efetivamente o atrito interno. É a componente da tensão que controla as variações de volume e as características de resistência ao cisalhamento de um solo
+ Tensão Residual
Grandeza da diferença entre os valores das tensões reinantes in situ num ponto do interior de um maciço rochoso e os valores calculados em função apenas do peso próprio dos terrenos sobrejacentes. Tal diferença atribui-se ao passado geológico do maciço
+ Tensão Tangencial
O mesmo que tensão de cisalhamento
+ Tensiômetro
Instrumento utilizado para medir a umidade do solo, sendo composto de um copo de cerâmica permeável, poroso, ligado através de um tubo a um manômetro. O aparelho é preenchido com água, introduzido no solo, sendo as leituras efetuadas com o manômetro
+ Teor de umidade
Peso da umidade da madeira, geralmente expresso em percentagem do peso seco
+ Teor de umidade (moisture content)
Massa de água contida na madeira, expressa como uma porcentagem da massa de água em relação a massa de madeira seca.
+ Teor de umidade de equilíbrio (equilibrium moisture content)
Teor de umidade da madeira estável em relação à umidade relativa e temperatura ambiente.
+ Teor de umidade final (final moisture content)
Teor de umidade da madeira ao final do processo de secagem.
+ Teor de umidade inicial (initial moisture content)
Teor de umidade da madeira no início do processo de secagem.
+ Teor de umidade médio (average moisture content)
Média entre os teores de umidade das peças ou amostras de madeira de um volume pré-determinado.
+ Termômetro
Instrumento de medição de temperatura.
+ Termômetro de bulbo seco
Termômetro que num psicrômetro é utilizado com o bulbo ou elemento sensor mantido seco, com a finalidade de medir a temperatura da corrente de ar a qual está exposto.
+ Termômetro de bulbo úmido
Termômetro que num psicrômetro é utilizado com o bulbo ou elemento sensor mantido umedecido, com a finalidade de avaliar a queda de temperatura ocasionada pela evaporação da água e, conseqüentemente a capacidade de secagem ou umidade relativa da corrente de ar a qual está exposto.
+ Termômetro seco
Termômetro que num psicrômetro é utilizado com o bulbo ou elemento sensor mantido seco, com a finalidade de medir a temperatura da corrente de ar a qual está exposto.
+ Termômetro úmido
Termômetro que num psicrômetro é utilizado com o bulbo ou elemento sensor mantido umedecido, com a finalidade de avaliar a queda de temperatura ocasionada pela evaporação da água e, conseqüentemente a capacidade de secagem ou umidade relativa da corrente de ar a qual está exposto.
+ Terra batida
pavimentação ou piso rústico feito com terra socada.
+ Terra de aluvião
são terrenos que vão se compondo ou se formando por depósitos e aterros naturais, ou pelo desvio das águas dos rios.
+ Terra devoluta
são terras que se encontram sob domínio público,como bens integrantes do patrimônio da União, Estado ou Município, embora não destinadas nem aplicadas a algum uso público, nacional, estadual ou municipal, nem sendo objeto de nenhuma concessão, ou utilização particular.
+ Terra roxa
terreno vermelho-escuro, originado pela decomposição de lençóis de rochas efusivas basálticas e famoso por sua fertilidade.
+ Terra vegetal
adubo formado pela mistura da matéria orgânica,animal e vegetal, em decomposição e a terra sobre a qual esta matéria se decompôs.
+ Teso
Denominação regional da Ilha de Marajó para ilhas de mata, vistas em meio aos campos alagáveis, devido a sua posição um pouco mais elevada. São em sua maioria, formações florestais secundárias
+ Tesoura (Falha)
Falhamento no qual há um incremento de rejeito ao longo de sua direção, de forma simétrica e inversa, a partir de um ponto sem movimento. Falhamento gerado por um deslocamento rotacional entre os blocos adjacentes, segundo um eixo perpendicular ao seu plano
+ Teste de tensões internas
Ensaio realizado em uma amostra de madeira para constatar a existência de tensões internas ou encruamento. Define a necessidade, ou não, de se iniciar ou continuar o tratamento de condicionamento, durante o processo de secagem.
+ Teste-do-garfo
Ensaio realizado em uma amostra de madeira para constatar a existência de tensões internas ou encruamento. Define a necessidade, ou não, de se iniciar ou continuar o tratamento de condicionameneto, durante o processo de secagem.
+ Testemunha
Peça de madeira sem tratamento, de essência igual a tratada, que se assenta ao lado da peça tratada, nas mesmas condições. Serve para controlar períodos de tempos de apodrecimento de uma e outra, causado pelos agentes de deterioração.
+ Teto (Geologia Estrutural)
Bloco rochoso situado acima do plano de falha, quando este é inclinado. Quando a falha é vertical esta distinção não existe. Sins.: Capa ou muro
+ Teto (Mineração)
Superfície limitante de uma jazida, situada entre o corpo mineralizado e a lapa
+ Textura
1) Em petrografia são os aspectos geométricos das partículas componentes de uma rocha, incluindo tamanho, forma e arranjo. 2) Em pedologia caracteriza-se a textura a parte do solo que passa pela peneira de 2,0 mm, considerando-se a terra fina seca ao ar
+ Textura (Sensoriamento Remoto)
Combinação da magnitude e freqüência da variação tonal em uma imagem, sendo produzida pelo efeito conjunto de todas as pequenas feições que compõem uma área particular na imagem
+ Three-ply

Trata-se de um painel constituído de três camadas cruzadas de sarrafos colados lateralmente com adesivo à base de PVAc. É um produto com grande potencial tecnológico e econômico, tendo em vista a possibilidade de utilização de peças “clear” com emendas “finger-joints”, constituindo em painel de alta qualidade e de maior valor agregado. Para aplicações em construção civil, podem ser empregadas resina melamina-formaldeído para elevar a durabilidade do painel para uso externo.

+ Tilos
Excrescências de origem parenquimática que infiltram-se nos vasos através das pontoações, formando sacos membranosos que obstruem o lume da célula. A diferença de pressão no interior das células faz com que a parede de uma outra célula adjacente (parenquimática) penetre através das pontoações originando o tilo. Os tilos podem ter origem a partir de injúrias provocadas por microrganismos xilófagos, como um mecanismo natural que evita a expansão do ataque, através do bloqueio das células.
+ Tingidor
Corante que serve para modificar a tonalidade original da madeira e realçar sua veias.
+ Tirante
Material utilizado para posicionar ou firmar o tecido sobre o sofá.
+ Toco
Parte do fuste ou tronco que permanece no terreno depois do corte, o mesmo que touça
+ Topejar
Operação de aplainar as extremidades das fibras da tábua de madeira.
+ Topo
Superfície plana correspondente a seção transversal de cada extremo da peça, com ângulo de 90 graus ao sentido das fibras.
+ Topo (end)
Superfície correspondente à seção transversal de cada extremo de uma peça de madeira
+ Topografia
Representação da configuração de uma porção do terreno com todos os acidentes e objetos que se encontram à sua superfície
+ Tora
Porção do fuste comercial de uma árvore, destinada ao processamento industrial.
+ Torcimento
Deformação helicoidal ou espiral, no sentido do eixo da peça de madeira
+ Torcimento (twist)
Empenamento helicoidal ou espiral no sentido do eixo da peça de madeira.
+ Tornado
Denominação aplicada a uma coluna giratória e violenta de ar que se estende para baixo de uma nuvem cumulonimbus. Sempre começa com a nuvem em forma de funil, sendo que somente é chamado de tornado quando toca a superfície da Terra. A maioria dos tornados giram em sentido ciclônico quando observados de cima, mas alguns podem girar em sentido anti-ciclônico. São visíveis em virtude da poeira e sujeira levantadas do solo e pelo vapor de água condensada
+ Tornel
Cada uma das peças móveis que atravessam as testeiras da serra e nas quais se fixam as extremidades da lâmina da mesma serra.
+ Torno
Máquina que serve para tornear peças que giram entre pontas ou cabeçotes, dando-lhes formas diversas, por meio de ferramentas próprias.
+ Torno a guilhotina
Torno copiador que torneia peças de madeira entre pontas. Possui uma guilhotina que desce após a passagem do carro porta-ferramentas, dando um melhor acabamento a peça.
+ Torno automático
Torno que trabalha com um cabeçote provido de facas em todo o comprimento da peça de madeira, dando-lhe forma e diâmetros predeterminados, automaticamente.
+ Torno cabeceiro
Torno usado para fazer meia-esfera ou chanfros em peças cilíndricas, como cabos de vassouras.
+ Torno copiador automático
Torno que trabalha por meio de fresas e gabarito copiador, podendo produzir várias peças de madeira ao mesmo tempo, lixando durante o corte automaticamente.
+ Torno copiador manual
Torno que executa torneados cilíndricos, cônicos ou em outros formatos simétricos pelo sistema de cópias, mediante a colocação de gabaritos, isto é, com perfil correspondente ao contorno das peças mão-de-obra especializada. As peças são fixadas entre pontas por meio de um dispositivo de centragem. O torno trabalha com dois bedames colocados sobre o carro móvel que se desloca da direita para a esquerda, de maneira que o primeiro desbasta, deixando a peça cilindrica, e o segundo copia o formato.
+ Torno copiador vertical
Torno que trabalha com uma placa na posição horizontal, onde são fixadas as peças para serem torneadas. As ferramentas de corte são colocadas na posição vertical ou inclinadas. O torno copia a peça por meio de uma matriz colocada na barra de fixação na frente do torno, girando o carro da direita para a esquerda e vice-versa, com o auxílio de um volante. Sobre o carro há um braço onde é fixado o suporte das navalhas e uma haste que se desloca sobre a matriz, copiando a peça por intermédio das navalhas de corte
+ Torno lixador
Máquina que serve para lixar peças que giram entre pontas.
+ Torno palpeador
Torno que trabalha com peças fixas entre pontas. Funciona por meio de bedame desbastador, luneta, bedame copiador e o mecanismo palpeador hidrocopiante.
+ Torno tubular
Torno usado para fazer peças cilindricas, como cabos de vassoura e cavilhas. Possui avanço automático e alimentação manual. Caracteriza-se por fazer com que as ferramentas de corte girem ao redor da peça. As peças entram paralelas com o eixo do torno, atravessando o centro do cabeçote e, rotação.
+ Toro
Parte obtida pelo seccionamento transversal do tronco.
+ Torrão
Massa compacta e coerente de material do solo, usualmente produzida artificialmente pela atividade do homem, quando do arar e escavar o solo
+ Trabalhabilidade
Com vistas ao seu uso industrial pode ser fácil, difícil ou regular de se processar mecanicamente.
+ Traçar
Serrar transversalmente uma peça de madeira.
+ Tradinha
Ferramenta de aço composta de uma haste cilíndrica, terminando em rosca cônica, de forma helicoidal e com uma espiga quadrangular na extremidade oposta. Serve para abrir furos com diâmetros pequenos.
+ Transporte multimodal
é a utilização de mais de um modo (aquático,terrestre, aéreo etc.) e/ou meios (balsas, navios, caminhões, trens, aviões,dutos etc.) de transporte para o deslocamento de produtos de uma origem até um destino.
+ Traqueídeo
Célula alongada, imperfurada, de contorno angular, com pontoações areoladas nas paredes, por onde circula a seiva. Os traqueídeos são as células características das gymnospermas e durante mais de 100 milhões de anos formaram o sistema de condução de substâncias e sustentação mecanizadas.
+ Tratamento com Carvão Ativado
Processo utilizado para remoção das substâncias orgânicas, presentes na água bruta ou poluída, pela absorção destas substâncias sobre o carvão ativado
+ Tratamento precoce
Tratamento protetivo feito na madeira com indicios de infestações.
+ Trator florestal
trator de esteira ou de rodas utilizado em várias etapas do processo de produção florestal, principalmente o trator transportador auto carregável e o trator com guincho para o arraste de toras e lâmina frontal utilizada na abertura de trilhas.
+ Tratos culturais
operações realizadas nas culturas, tais como: adubação, limpezas, conservação do solo e das plantas, irrigação, entre outras.
+ Trave
Peça natural disposta horizontalmente numa armação.
+ Travessa
Peça natural disposta horizontalmente numa armação.
+ Travessa inferior
Travessa inferior de um quadro.
+ Travessa intermediária
Travessa horizontal no interior de um quadro.
+ Travessa superior
Travessa superior de um quadro.
+ Trinca
Ruptura da estrutura da madeira, com fenda perceptível a olho nu.
+ Trinca superficial
Pequenas rachas superficias que aparecem durante a secagem da madeira.
+ Trofobiose
associação de seres na qual um se alimenta dos dejetos do outro, ao qual, em troca, dá proteção.
+ Troncadeira
Máquina que corta transversalmente uma peça de madeira, através de um disco de serra.
+ Tronco
É formado pelo eixo principal da árvore, compreendido entre o nível do solo e o botão terminal (coníferas), ou nas ramificações da copa (folhosas).
+ Tronqueira
margem de rio, onde há vários troncos de árvores caídas, cobertas de cipós e parasitos floridos; tronqueirada.
+ Trovão
Ruído resultante do súbito aquecimento e da repentina expansão do ar ao longo da trajetória de um raio
+ Tsunami
Nome japonês para onda gigante gerada no oceano, e causada por maremotos
+ Tubete
recipientes de diversos tamanhos, usados para produção demudas, normalmente feitos de polipropileno, de formato cônico, com orifícios para drenagem do excesso de água e podas das raízes. Tem estrias internas para direcionar o crescimento das raízes.
+ Tuia
gênero de árvores e arbustos sempre verdes, coníferos, da família das cupressáceas de pequenas folhas escamiformes, e flores e frutos pouco aparentes.
+ Túnel
Galeria horizontal, com abertura na superfície, em ambas as extremidades. Nas minas é comum designar por túnel a galeria horizontal, que apresenta apenas uma abertura na superfície
+ Tupia
Máquina que executa operações com ferramentas cortantes, presas a um eixo vertical, que gira em alta velocidade. Consta de uma base, na qual se apóia um tampo. Tem a finalidade de executar perfis para moldura, ranhuras e rebaixos.
+ Tupia com eixo inclinável
Tupia dotada de um eixo que pode inclinar-se de um lado para outro com relação a mesa.
+ Tupia copiadora
Tupia equipada por gabarito fixo ou giratório, utilizada para copiar peça de madeira.
+ Tupia horizontal
Tupia cujo eixo porta-ferramentas é perpendicular a peça. Executa molduras sobre certos elementos côncavos ou hemisféricos de assentos, cadeiras ou bancos.
+ Tupia moldureira
Máquina que executa operações com ferramentas cortantes, presas a um eixo vertical, que gira em alta velocidade. Consta de uma base, na qual se apóia um tampo. Tem a finalidade de executar perfis para moldura, ranhuras e rebaixos.
+ Tupia respigadeira
Tupia equipada de dispositivo com corrediças sobre uma haste de guias, que permite a fabricação de espigas.
+ Tupia superior
Tupia cujo eixo porta-ferramentas está preso na parte superior.
+ Tupia volante
Tupia cujo eixo porta-ferramentas é perpendicular a peça. Executa molduras sobre certos elementos côncavos ou hemisféricos de assentos, cadeiras ou bancos.
Neuvoo Anuncie RM