Glossário

Glossário: S

+ Sabkha
Depressão pequena e rasa, presente em ambiente desértico, produzida por deflação. Pode conter água, formando desse modo lagos efêmeros
+ Salinidade
Concentração relativa de sais dissolvidos na água, geralmente expressa em termos equivalentes de cloreto de sódio em miligrama por litro - mg/l, ou partes por milhão - ppm
+ Salitre
Denominação utilizada para o nitrato de potássio (KNO3), mineral que cristaliza no sistema ortorrômbico, classe bipiramidal, apresentando-se comumente como incrustações delgadas ou sob a forma de cristais aciculares sedosos
+ Sambladura
Emenda de uma moldura.
+ Saneamento
Controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre seu bem-estar físico, mental ou social (Organização Mundial de Saúde)
+ Saneamento Ambiental
1) Conjunto de ações que tendem a conservar e melhorar as condições do meio ambiente em beneficio da saúde. 2) É a aplicação dos princípios da Engenharia, da Medicina, da Biologia e da Física no controle do ambiente, com aquelas modificações originárias da proteção e das medidas porventura desejáveis ou necessárias para instituir as condições ótimas de saúde e bem-estar
+ Saneamento Básico
É a solução dos problemas relacionados estritamente com o abastecimento de água e disposição dos esgotos de uma comunidade. Há quem defenda a inclusão do lixo e outros problemas que terminarão por tornar sem sentido o vocábulo básico do título do verbete
+ Sanga
Escavação profunda devida a ação erosiva das águas pluviais ou das águas subterrâneas
+ Sapal
Terra alagadiça, situada quase sempre a beira de cursos d’água
+ Sapata
Elemento rígido de uma lixadeira, destinado a nivelar eventuais oscilações deixadas pelos rolos, na face da peça que está sendo lixada.
+ Sapopema
Raízes que se desenvolvem em parte acima do solo, em certas árvores
+ Sapucaia
árvore da família das lecitidáceas (Lecythis pisonis), da floresta atlântica, de folhas oblongas e acuminadas, flores grandes, carnosas,violáceo-pálidas, e com muitos estames fundidos, sendo os frutos enormescápsulas lenhosas e cilíndricas, com grandes sementes oleaginosas,muito apreciadas como alimento saboroso, e a madeira ótima para obras externas.
+ Sargento
Ferramenta de sujeição e aperto que permite apertar ou fixar peças largas. É composta de uma barra de aço em forma de T., tendo fixada numa das extremidades uma sapata fixa, de ferro, atravessada por um parafuso que movimenta outra sapata. O aperto é feito entre esta e uma terceira sapata, que se regula e fixa mediante um pino que atravessa a barra (ver também Sapata).
+ Sarjadura
Pequenas e numerosas incisões feitas no dormente, a fim de garantir melhor distribuição e maior penetração de preservativo e/ou diminuir ocorrência de trincas.
+ Saroba
termo utilizado da região amazônica para identificar um local onde são cultivados produtos agro florestais, ou seja, culturas agrícolas e árvores, nativas ou exóticas, para produção de madeira.
+ Sarrafo
Peça de madeira com topo de dimensões reduzidas, porém sem diferença marcante entre a largura e a espessura.
+ Savana
área plana relativamente extensa formada por pastagens com predominância de gramíneas e algumas árvores dispersas.
+ Sbiancato
Processo químico que desbota a lamina. Não é um tingimento. Geralmente as laminas tingidas passam por um processo de clarificação antes de serem tingidas.
+ Sebe ou cerca viva
são fileiras de plantas, normalmente arbustos, quetem como finalidade delimitar uma área, sendo por este motivo dispostasao longo das divisas ou extremidades das terras.
+ Secador
equipamento usado para retirar a umidade de um produto.
+ Secagem
operação de grande importância para conservação e manuseio de produtos que consiste na retida da umidade, de forma natural ou artificial, evitando o fenômeno da fermentação.
+ Secagem (drying, seasoning)
Processo de remoção da água contida na madeira.
+ Secagem a vapor
Secagem da madeira por aquecimento a vapor de água.
+ Secagem acelerada
Secagem da madeira mediante a aceleração do processo, sem utilizar estufa ou sistema para aquecimento e/ou desumidificação.
+ Secagem ao ar livre
Secagem da madeira que utiliza apenas meios naturais, não modificando velocidade, temperatura ou umidade do ar por meios artificiais.
+ Secagem contínua
Secagem da madeira que utiliza uma estufa tipo túnel, no interior da qual se desloca o material a secar.
+ Secagem em estufa
Processo de secagem da madeira efetuado no interior da um câmara onde se pode controlar a velocidade, a temperatura e a umidade relativa do ar.
+ Secagem em tambor rotativo
Secagem de material particulado, contínuo ou não, que se utiliza de uma estufa rotativa de forma cilíndrica.
+ Secagem natural
Secagem da madeira que utiliza apenas meios naturais, não modificando velocidade, temperatura ou umidade do ar por meios artificiais.
+ Secagem por desumidificação
Secagem da madeira que utiliza uma câmara provida de um desumidificador de ar e, às vezes, de um sistema auxiliar de aquecimento.
+ Seção radial
Plano de corte da madeira paralelo aos raios lenhosos, normalmente em ângulo reto com as camadas de crescimento.
+ Seção tangencial
Plano de corte da madeira no sentido axial e em ângulo reto com os raios lenhosos.
+ Seção transversal
Plano de corte da madeira perpendicular as fibras.
+ Sedimentação
é a deposição de sedimentos, resultante da desagregaçãode rochas primitivas. Pode ser de origem fluvial, pluvial, marinha,glacial, eólica, lacustre, vulcânica e outras.
+ Sedimento
1) Material sólido, mineral ou orgânico, transportado ou que se moveu de sua área fonte por agentes transportadores - água, vento, geleiras; depositado sobre a superfície terrestre, acima ou abaixo do nível do mar. 2) Depósito superficial formado por materiais transportados por uma corrente de água ou ar
+ Segeria
Fábrica ou arte de fabricar (carroçaria)
+ Segregação
Separação de grãos de diversos tamanhos em camadas distintas devido à sedimentação das partículas sólidas de uma mistura
+ Seiva
solução aquosa composta de água e várias substâncias nutritivas,que as raízes retiram do solo e que circula através do sistema vasculardo vegetal.
+ Seixo
Fragmentos arredondados de rocha e:ou mineral, com diâmetro compreendido entre 4,0 e 64,0 mm (Wentworth). Sin.: cascalho
+ Selador
Produto utilizado com a finalidade de vedar os poros de uma superfície, preparando-a para receber acabamento compatível com ele próprio.
+ Seleção
Durante os processos de intemperismo, transporte e sedimentação, pode ocorrer a separação dos elementos iniciais segundo tamanho, peso ou resistência
+ Semeadora
máquina agrícola que dosa e distribui sementes no solo,podendo ser manual, de tração animal ou motorizada ou automotriz.
+ Semeadura
Método de estabelecer artificialmente uma floresta por sementes
+ Sementão
denominação dada à árvore com idade, dimensão e estrutura favoráveis para a produção de sementes.
+ Semente
óvulo (ovo fecundado) maduro e desenvolvido que conduzo embrião e está incluído no fruto. Quase sempre, é envolvido por um tegumento e por dentro dos tegumentos há só o embrião, ou este se acompanha de endosperma.
+ Semente crioula
semente original, pura, ou seja, não modificada por utilização de técnicas da engenharia genética, como, por exemplo, a transgenia e o melhoramento genético.
+ Sementeira
Fase inicial de instalação de um povoamento através de semente.
+ Sensoriamento Remoto
Tecnologia que permite a aquisição de informações sobre objetos ou fenômenos através de ondas eletromagnéticas, sem que haja contato direto com os mesmos. As técnicas utilizadas vão desde aparelhos como câmeras, detetores infravermelhos, receptores de freqüência de microondas e sistemas de radar
+ Separação
Indica a distância entre duas partes de um plano índice - camada veio, deslocado por uma falha. Sin.: Rejeito
+ Separadores centrífugos
São usados também para separar areia e impurezas pesadas na depuração da celulose.
+ Seqüência
Formação de desenhos em seqüência, usando-se as folhas na sua seqüência natural.
+ Seqüestro de carbono
é todo o carbono retirado e mantido pela vegetação durante o processo de respiração e fotossíntese.
+ Serapilheira
Camadas de folhas, galhos e matéria orgânica morta que cobrem o solo das matas.
+ Seringueira
árvore da família das euforbiáceas (Hevea brasiliensis),de folhas compostas, flores pequeninas, reunidas em amplas panículas,268fruto que é uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, e madeira branca e leve, de cujo látex se fabrica a borracha; árvore-da-borracha.
+ Seródios
cones que permanecem fechados por longos períodos - dois ou mais anos - até que ocorram condições de seca prolongadas ou incêndios florestais quando, então, se abrem para liberar as sementes.
+ Serra
1) Instrumento cortante, que tem como peça principal uma lâmina ou um disco dentado de aço. 2) Usado de maneira ampla para terrenos acidentados com fortes desníveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas possuindo uma vertente abrupta e outra menos inclinada
+ Serra circular
Máquina que possui uma serra presa por duas flanges em um eixo. A serra apresenta a forma de um disco dentado, de espessura fina e animado por movimento circular.
+ Serra circular com eixo inclinável
Serra circular para executar rebaixos, permitindo a utilização de várias lâminas de serra ou fresa. Serve para o desbaste ou abertura de rasgos em ângulos, onde a inclinação é da ferramenta e não da peça.
+ Serra circular com mesa móvel
Serra circular com mesa móvel e sistema de roldanas que permite executar cortes de peças de madeira, com inclinação de até 45 graus, para ambos os lados
+ Serra circular dupla
Serra circular que serve para arrancar as duas partes externas de um tronco em um só passe. Possui, no mínimo, duas lâminas de serras circulares paralelas.
+ Serra circular múltipla
Serra circular composta de muitas lâminas de serras circulares, montadas a distância, fixas sobre um mesmo eixo.
+ Serra com comando automático
Serra dotada de um dispositivo de regulagem rápida de grupos de serragem, conforme as dimensões pedidas, por intermédio de um programa, permitindo o corte da madeira em diferentes comprimentos.
+ Serra de fita
Serra mecânica constituída por uma cinta de aço flexível dentada sobre uma ou duas bordas, em torno contínuo de dois ou três volantes, utilizada para cortar curvas, executar cortes angulares ou serrar madeira com casca, executando cortes longitudinais.
+ Serra para meia-esquadria
Serra circular destinada a efetuar cortes oblíquos para diferentes ângulos.
+ Serra radial
Máquina que corta transversalmente uma peça de madeira, através de um disco de serra.
+ Serradela
Operação de corte da madeira.
+ Serradura
Operação de corte da madeira.
+ Serragem
Pó de finas partículas que sai da madeira ao ser cortada (serrada). Operação de corte de madeira
+ Serramento
Operação de corte da madeira.
+ Serrapilheira
camada de folhas, galhos e matéria orgânica morta que cobre o solo das matas.
+ Serreado (serrulhado)
Dotado de dentes orientados na direção do ápice.
+ Serrote
Lâmina dentada, como a da serra, empunhada por um cabo.
+ Serrote de faca
Instrumento para serrar, menor que o serrote, de lâmina menos espessa, dentes pequenos e cabos redondo.
+ Serrote de traçar
Lâmina dentada, como a da serra, empunhada por um cabo.
+ Serviços Ambientais
Conceito associado a tentativa de valoração dos benefícios ambientais que a manutenção de áreas naturais pouco alteradas pela ação humana traz para o conjunto da sociedade. Os serviços ambientais são imprescindíveis a manutenção da vida na Terra
+ Séssil
Sem haste ou pedúnculo. Exemplo: folha séssil (sem pecíolo)
+ Séssil
ligado ao ramo ou tronco diretamente pela base, como os frutos ou cones sem pedúnculo ou folhas sem pecíolo.
+ Setentrionais
do sul.
+ Silagem
consiste na conservação de plantas, por meio de processos de fermentação na ausência de oxigênio (anaeróbica), em depósitos adequados chamados silos.
+ Silo
instalações agrícolas de construção impermeável utilizada para conservar cereais ou forragem verde.
+ Silvicultura
ramo da horticultura que cuida do cultivo de árvores florestais para fins comerciais.
+ Silvicultura
Sistema de condução de povoamentos florestais nativos ou exóticos pelo qual se busca a produção de bens florestais.
+ Silvicultura intensiva
prática da silvicultura, com vista a obter o máximo rendimento da floresta ao nível do volume e qualidade do material lenhoso.
+ Simbiose
Associação de vida entre dois organismos diferentes, em que um só deles se beneficia (comensalismo), ou em que ambos de beneficiam (mutualismo)
+ Simpodial
Crescimento simpodial é um termo da botânica que se refere à maneira de brotação das plantas vasculares que crescem lateralmente, de gemas em sua base e não em suas terminações ou ápices.
+ Sinecologia
Ramo da Ecologia que estuda as relações entre as comunidades orgânicas e os seus ambientes
+ Sinergia
fenômeno que ocorre da interação de duas ou mais causas e que provoca um efeito total maior do que a soma do efeito das causas se agissem separadamente.
+ Sinomônio ou sinomona
substância exalada ou extraída de plantas que apresenta característica benéfica tanto para elas como para os receptores,como, por exemplo, o aroma exalado por uma planta que atrai insetos, aves ou herbívoros, possibilitando a polinização e continuidade da espécie.
+ Sinusia
Comunidade de espécie que pertencem ao mesmo sistema de vida exigência ecológica uniforme.
+ Sismógrafo
Aparelho destinado ao registro de vibrações provocadas por terremotos ou detonações
+ Sismologia
Estudo dos tremores de terra ocorridos na superfície do globo terrestre
+ Sistema
Conjunto de elementos unidos por alguma forma de interação ou interdependência
+ Sistema agro florestal
modalidade de uso integrado da terra para fins de produção florestal, agrícola e pecuária.
+ Sistema Ambiental
Conjunto dos processos e das interações dos elementos que compõem o meio ambiente, incluindo, além dos fatores físicos e bióticos, os de natureza sócio-econômica, política e institucional
+ Sistema de Drenagem
O mesmo que rede de drenagem
+ Sistema de Gestão Ambiental
Instrumento organizacional que possibilita às instituições a alocação de recursos e a definição de responsabilidades quanto as questões ambientais; bem como a avaliação contínua de práticas, procedimentos e processos, buscando a melhoria permanente do seu desempenho ambiental. A gestão ambiental integra o sistema de gestão global de uma organização
+ Sistema de Manejo do Solo
Práticas agrícolas que visam à manutenção da fertilidade, ao controle da erosão, ao aumento das colheitas e do cultivo das mais diversas culturas; compreendem o preparo do solo, o plantio direto e a rotação de culturas
+ Sistema de recuperação
é o conjunto de operações usadas em uma fábrica de celulose para a recuperação dos produtos químicos empregados no cozimento.
+ Sistema de talhadia
regime florestal que se caracteriza pela regeneração das touças.
+ Sistema de Tratmento de Resíduos Sólidos
Conjunto de unidades, processos e procedimentos que alteram as características físicas, químicas e biológicas dos resíduos e conduzem à minimização dos riscos à saúde pública e à qualidade do meio ambiente
+ Sobreposição
Condição em que as lâminas adjacentes se sobrepõem durante a junção de borda, resultando em ondulação na superfície
+ Soda
o mesmo que hidróxido de sódio. Alcali obtido da eletrólise do cloreto de sódio ou sal de cozinha, usado no cozimento nos processos alcalinos, isto é , no processo soda e sulfato.
+ Sofá
Móvel, estofado ou não, com braços e encosto, onde podem sentar duas ou mais pessoa.
+ Sofá Bicama
Sofá constituído por uma cama de altura comum e outra mais baixa, que se encaixa sob a primeira.
+ Sofá Cama
Sofá dobradiço que abre-se, formando uma cama.
+ Solo
Camada superficial da crosta terrestre, de espessura variável desde um verdadeiro filme até vários metros, e que, pelo processo de intemperismo e incorporação de matéria orgânica, se tornou ambiente propício à vida das plantas.
+ Solo estabilizado
solo cujas características de resistência foram melhoradas por meio de um tratamento especial.
+ Solo profundo
formação natural superficial na qual as raízes das plantasse situam entre 1 e 2 metros de profundidade.
+ Solo raso
formação natural superficial na qual as raízes das plantas se situam entre 0,25 m e 0,5 m de profundidade.
+ Sorgo
gênero de gramíneas tropicais de origem africana, economicamente muito importantes, por serem largamente cultivadas para produção de grãos destinada principalmente a alimentação do gado e também para fornecimento de fitomassa.
+ Sub-bosque:
vegetação diversa sob as copas das árvores de um povoamento florestal estabelecido.
+ Sub-coberto
Vegetação que cresce debaixo do copado de árvores adultas. É geralmente constituído por arbustos, sub- arbustos, vegetação herbácea e líquenes e musgos.
+ Subenxertia
técnica agrícola utilizada para recuperar pomares ou lavouras que estejam com sintomas de alguma doença e que o controle,químico ou biológico, da doença não surta resultado. Consiste em criar novas raízes para alimentar a planta doente, com a utilização da técnica de encostia utilizando cavalos que apresentam resistência à doença identificada,esta técnica também é conhecida como mamadeira. ?
+ Subface
Camada ou lâmina adjacente à face exposta de uma lâmina externa, laminada paralelamente.
+ Sublimação
passagem de um corpo do estado sólido para o estado gasoso sem passar pelo estado líquido.
+ Substrato
Material que serve de base para a aplicação de tinta.
+ Sulcador
implemento agrícola que executa a abertura de sulcos para semeadura, plantio ou transplante de diversas culturas.
+ Sulco
Pequenas e numerosas incisões feitas no dormente, a fim de garantir melhor distribuição e maior penetração de preservativo e/ou diminuir ocorrência de trincas.
+ Sulfeto de sódio
produto formado na caldeira de recuperação no processo sulfato, pela redução em presença do carbono do sulfato de sódio. Forma com o hidróxido de sódio a lixívia branca ou licor de cozimento do processo sulfato.
+ Supedâneo
Banco para descanso dos pés
+ Super Taco (Square Edges Flooring)
Consiste no taco tradicional. Espessura de 20 mm; Larguras variam de 70 a 100 mm; e Comprimentos variam de 360 a 420 mm.
+ Superposição
Condição onde as lâminas adjacentes se sobrepoem durante a junção de borda, resultando em ondulação na superfície.
+ Suporte
Material que serve de base para a fixação, por meio de adesivos, de grãos abrasivos de uma lixa.
+ Suscetível
Qualquer pessoa ou animal que supostamente não possui resistência suficiente contra um determinado agente patogênico que a proteja da enfermidade caso venha a entrar em contato com este agente
+ Sustentabilidade
é a qualidade que tem um sistema de manter seu estado atual durante um período de tempo indefinido, devido à utilização racional dos recursos energéticos e a forma como eles são repostos neste sistema.
+ Sustentabilidade Ambiental
Envolve a utilização racional dos recursos naturais, sob a perspectiva do longo prazo. A utilização sustentável dos recursos naturais é aquela em que os recursos naturais renováveis são usados abaixo da sua capacidade natural de reposição, e os não renováveis de forma parcimoniosa e eficiente, aumentando sua vida útil
Neuvoo Anuncie RM