Glossário

Glossário: Q

+ Quadrícula
É um sistema de quadrados em uma folha representando um sistema de coordenadas planas ou plano-retangulares sobre a superfície da Terra. No Brasil o sistema de coordenadas usado nas folhas é o relacionado com a Projeção Universal Transversa de Mercator (UTM). Também é chamado quadrícula a forma quadrangular da área da folha, limitada por paralelos e meridianos estabelecidos sistematicamente
+ Quadro
Conjunto de perfis unidos entre si, formando um contorno fechado e plano.
+ Quadro fixo
Parte fixa de uma janela, podendo receber vidros ou outros elementos de preenchimento.
+ Qualidade Ambiental
1) O estado do meio ambiente como objetivamente percebido, em termos de medição de seus componentes, ou subjetivamente, em termos de atributos tais como beleza e valor. 2) É o estado do ar, da água, do solo e dos ecossistemas, em relação aos efeitos da ação humana
+ Quartiera.
Figuração da lamina cujo desenho se apresenta com riscas mais ou menos retilíneas paralelas à veia da madeir
+ Quebra-vento
barreira que impede ou controla a ação dos ventos normalmente utilizada para proteger campos, culturas, aglomerados urbanos ou outros locais. As barreiras podem ser naturais, como um acidente geográfico (morro, florestas, paredões de pedras etc.) ou artificial feita pelo homem (aléias, fileiras de plantas, aterros etc.).
+ Quebradura transversal
Ruptura do lenho que aparece na superfície da madeira, em conseqüência de excessivas tensões de compressão ao longo da grã, impostas pela flexão da árvore, pelo vento ou manuseio inadequado.
+ Queimada
é a utilização do fogo para eliminação de matos, árvores ou de culturas com a finalidade de colheita ou desocupação da terra para uma nova atividade.
+ Queimada controlada
é uma técnica mundialmente utilizada para prevenção de incêndio, só realizada com autorização do órgão competente em área definida, com o isolamento prévio das demais partes através de aceiros.
+ Quina
Linha de intersecção de uma face com uma borda, ou de duas faces.
+ Quina morta
Denominação dada pela falta de madeira, originada por qualquer motivo, na quina das peças.
+ Quina viva
Quina em que a intersecção forma aresta saliente.
Neuvoo Anuncie RM