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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°93 - NOVEMBRO DE 2005

Organizao

Assumir o problema o primeiro passo para a soluo

No h como resolver os problemas da empresa se quem a dirige no admite os erros. O primeiro passo saber encarar problemas, autoconhecer-se e conhecer o negcio da empresa para ento encontrar caminhos para a soluo. Quando algum mecanismo de defesa e hbitos negativos estiverem operando paralelo, a tentativa de solucionar qualquer problema ser intil. Insistir em estar sempre certo, achar que tudo o que acontece na empresa culpa de terceiros ou desculpar os prprios erros dizendo que seus problemas so pequenos perto dos problemas de outras pessoas so mecanismos que afastam as pessoas da realidade e s pioram as coisas. preciso ter em mente que os problemas existem, foram causados de alguma forma, e se forem ignorados eles se tornaram maiores at que se perca o controle e sofra as conseqncias de sua negligncia.

Os casos mais comuns de empresas fracassadas so aquelas que possuem chefes que ao invs de tomarem a iniciativa para resolverem os problemas, adotam uma postura de pena para consigo mesmos, consideram sua situao injusta e a nica coisa que fazem reclamar. H quem se auto-enganam a ponto de repetir infinitamente "eu no acredito que isto est acontecendo", "isso no poderia acontecer comigo". Alm de no fazerem nada para resolver o problema, nem sequer absorvem o fato. H ainda os que bloqueiam os problemas, no admitem a existncia deles, como uma me que no percebe que o filho est se envolvendo com drogas apesar de todos a alertarem.

Como diz a frase de Mark Twain "No lidamos muito com os fatos quando estamos nos contemplando", enquanto estivermos achando que o que nos acontece injusto, que no merecemos o que de ruim nos ocorre, enquanto estivermos numa condio de negao da realidade, tentando proteger uma condio pessoal "segura", onde tudo conhecido, no poderemos lidar com os fatos e muito menos solucion-los.

Outro hbito negativo tentar escapar da responsabilidade de resolver os problemas comparando-os a outros muito piores. Os seus problemas so s seus e se voc ficar de braos cruzados, ningum mais se importar e o problema crescer. No importa se voc quebrou o p e o sujeito ao seu lado no tem uma perna, a dor sua e voc continuar sentindo mesmo estando consciente da situao do outro. Com os problemas da empresa ocorre o mesmo, sempre ter algum que tem problemas maiores que os seus, mas isso no motivo para deixar de resolv-los. Seu problema pode ser muito pequeno perante outros que voc pode enxergar em outras pessoas, mas ele seu e isso suficiente para torn-lo grande o suficiente para atrapalhar a sua vida.

Um hbito que pode bloquear totalmente a mente e impedir a resoluo de certos problemas querer estar sempre certo. Apegar-se to firmemente aos prprios valores e conceitos ao ponto de ser incapaz de compreender que preciso ter a humildade de admitir a possibilidade de estar errado. Esse hbito interfere com maior fora em relacionamentos conjugais e situaes de trabalho. As partes consideram seu modo de pensar, idias, valores como absolutos e no admitem que o outro no aceite seu ponto de vista.

Esse hbito afeta tambm rus inocentes em julgamentos. Eles esto to convencidos de que sabem a verdade, que algum descobrir a verdade e a justia ser feita que no se importam muito em serem convincentes perante o juiz ou o jri, acham que por estarem falando a verdade, todos iro acreditar em suas palavras. Isso aconteceu com a apresentadora de TV Oprah Winfrey quando foi acusada por pecuaristas do Texas a incitar as pessoas a no comerem carne em seu programa.

Ela estava to convencida de que a acusao era injusta e que no tinha fundamento algum que durante um bom tempo durante o julgamento ela mantinha um postura reativa, ficava deprimida, irritada com a situao, esperando que o jri fizesse justia porque "ela" sabia que estava certa. Seus advogados e estrategistas convenceram-na de que se continuasse a acreditar inocentemente na verdade seria derrotada.

As pessoas no sabem o que voc sabe, mesmo que voc saiba que est certo, ningum obrigado a aceitar isso. Oprah ganhou o processo aps virar o jogo, argumentando e defendendo sua posio com respeito ao jri que no tinha obrigao de saber que era ela quem estava certa. Sua atitude era reativa, deprimida, decepcionada e evitando se dar conta de que realmente estava sendo julgada. Mas, no importando quo injusto pudesse parecer a situao ela mudou para uma posio prativa, se tornando autoconfiante, se defendendo sem pena de si mesma, argumentando sua posio com segurana. Se esta mudana no tivesse ocorrido, seus estrategistas garantem: ela teria perdido o processo.

Administrao do tempo

Uma forma de evitar o acmulo de trabalho que pode causar uma srie de problemas, principalmente na qualidade, administrar o tempo. A administrao do tempo no pode ser compreendida somente como a organizao sistemtica das atividades dirias, nem pode ser medida pela quantidade de coisas que se consegue fazer num espao de tempo.

A administrao do tempo , antes de tudo, uma ferramenta para dinamizar a concretizao dos nossos objetivos de vida, sem estes, a administrao o tempo torna-se uma forma de administrar com mais eficincia a inrcia. Tornar-se organizado e aumentar a eficincia pessoal s tem sentido se a conquista de algo maior, mesmo que seja no curto prazo estiver envolvida.

Qualquer planejamento, por mais simples que seja, precisa ser bem administrado com relao prazos, do contrrio corre-se o risco de desperdiar recursos e energia com a m utilizao do tempo ou mesmo no conseguir realiz-lo.

O correto aproveitamento do tempo no envolve somente planejamentos, mas a prpria vida diria. na organizao bsica vivida no dia-a-dia que se aprende e se adquire habilidade em administrar o prprio aproveitamento do tempo. Quem no tem organizao pessoal, acaba perdendo muitas oportunidades, desperdiando recursos em excesso e direcionando esforos para as atividades erradas. O resultado muitas vezes um estado de stress, desmotivao e ineficincia geral. Por isso importante organizar a vida pessoal e, como conseqncia, a profissional. O desfecho disso o sucesso!

Franciane Ulaf

Escritora e consultora em desenvolvimento humano e planejamento e planejamento de vida.