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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°90 - JUNHO DE 2005

Logstica

Logstica movimenta 11% do PIB mundial

A logstica hoje o mais importante instrumento para negcios. Entender e saber o que se passa em outros pases e continentes importante para que possamos dispor de dados e fatos para analisarmos possveis tendncias ou desdobramentos para o mercado brasileiro, e conseqentemente, para as empresas. O que hoje aplicado nos Estados Unidos, Europa ou sia, seguramente ser replicado para o Brasil. Estar devidamente preparado para isso, poder ser um diferencial de competitividade para a empresa.

Em todo o mundo, os custos logsticos somam aproximadamente US$ 3,2 trilhes, equivalentes a 11% do PIB mundial. A Amrica do Norte responde por US$ 1,137 trilho, seguida pela Europa com US$ 870 bilhes, sia com US$ 824 bilhes, Amrica do Sul com US$ 220 bilhes, frica com US$ 77 bilhes, Oceania com US$ 63 bilhes e Amrica Central com US$ 15 bilhes.

Menos de 5 % disso est terceirizado com Operadores Logsticos. Portanto, atuar neste mercado, gerar grandes negcios a mdio prazo.

A maior empresa de logstica do mundo a UPS United Parcel Service, fundada em 1907, com sede em Atlanta, Gergia. Ela faturou em 2003, US$ 33,5 bilhes e teve um lucro de US$ 2,9 bilhes. Seu valor de mercado de US$ 72 bilhes, ou seja, mais do que duas vezes superior sua venda.

A empresa tem 355.000 funcionrios em todo o mundo, e uma frota terrestre de aproximadamente 150.000 veculos e 600 avies entre prprios e contratados. Em 2003 entregou mais de 3 bilhes de pacotes e documentos em mais de 200 pases.

Os Estados Unidos tm custos logsticos de US$ 1,006 trilho, equivalentes a 9 % do PIB. Nos ltimos 20 anos esse ndice baixou de 16 % do PIB para os atuais 9 %.

Existem aproximadamente 5.000 empresas de logstica ou relacionadas a logstica nos Estados Unidos.

Os Estados Unidos so o terceiro maior produtor de caminhes do mundo, atrs apenas do Japo e da China. Tm a maior frota mundial de veculos, com mais de 220 milhes, entre carros de passeio, utilitrios e caminhes. A relao habitantes por veculo de 1,2, contra 8,8 no Brasil.

O faturamento dos Operadores Logsticos em 2003 foi de US$ 77 bilhes, um crescimento de 18 % em relao a 2002. um mercado bastante fragmentado; 75 % do faturamento est concentrado nas mos de pequenas e mdias empresas de logstica. Os top 50 representam US$ 27 bilhes desse mercado.

Segundo a consultoria CapGemini, as empresas norte-americanas gastam 43 % de seu oramento destinado rea de logstica com provedores de servios logsticos e estima-se que esse nmero chegue a 60 % nos prximos anos. 73 % das 100 maiores empresas relacionadas pela Fortune esto utilizando provedores de servios logsticos; entre as 500 maiores esse ndice de 44 %. Em funo dessa saturao entre as maiores empresas, os grandes Operadores Logsticos esto buscando agora os Clientes de porte mdio.

O crescimento das vendas dos Operadores Logsticos tem sido focado nos Clientes atuais e no em novos Clientes. Entre os 20 maiores Operadores Logsticos dos Estados Unidos, 60 % do aumento das vendas veio dos Clientes atuais.

Entre os 5 servios mais utilizados, segundo pesquisa realizada pela consultoria Accenture e pela Northeastern University, esto: auditoria e pagamento de fretes, consolidao de embarques, servios de transporte, despachos aduaneiros e gesto de armazns.

O mercado ainda vive um processo de consolidao, agora em ritmo mais lento, mas ainda so previstas muitas fuses e aquisies. Poucas negociaes relevantes, as chamadas blockbusters deals, devero ocorrer. Grandes investidores, empresas estrangeiras, empresas locais com faturamento anual acima de US$ 200 milhes e freight forwarders baseados em ativos so os grandes compradores, e esto pagando de 4 a 8 vezes o lucro operacional das empresas em suas aquisies. O foco tem sido as empresa no baseadas em ativos.

Entre as gigantescas empresas norte-americanas como UPS, Fedex, Ryder, Penske, EGL, Expeditors, McLane e etc, se destacam tambm duas empresas europias. o caso das empresas Exel e Danzas.

A Europa Ocidental tem custos logsticos de aproximadamente US$ 160 bilhes. 25 % esto terceirizados nas mos de Operadores Logsticos, que em 2003 faturaram US$ 40 bilhes.

Segundo a consultoria CapGemini, as empresas europias gastam 51 % de seu oramento destinado rea de logstica com provedores de servios logsticos e estima-se que esse nmero chegue a 74 % nos prximos anos, o mais alto em todo o mundo.

um mercado tambm bastante fragmentado, e as decises do Cliente so baseadas principalmente em preo.

O mercado tem passado por um processo de consolidao muito forte e muitas fuses, aquisies e alianas entre empresas esto acontecendo. Alguns embarcadores e distribuidores esto criando seus prprios Operadores Logsticos.

As indstrias esto percebendo a necessidade e as vantagens de terceirizar a gesto de todo o processo logstico com uma nica entidade para uma maior visibilidade e otimizao da cadeia de materiais, criando oportunidades para empresas que querem atuar como 4PLs ou Leading Logistics Provider. Os embarcadores querem lidar com poucos provedores logsticos, exigindo de seus fornecedores que invistam ou que desenvolvam parcerias com outras empresas.

As novas oportunidades com a extenso da Unio Europia a pases da Europa Oriental e Central, esto exigindo dos provedores de servios logsticos fortes competncias na gesto e operao da logstica global.

Os maiores Operadores Logsticos da Europa atualmente so: Danzas, Schenker, Exel, Geodis e Kuehne-Nagel.

Com relao a sia, especialistas estimam que situao atual do mercado equivalente do mercado norte americano h 10 anos atrs, existindo muitas pequenas e mdias empresas, especializadas em determinados nichos de mercado com atuao geogrfica restrita, e excelente relacionamento com os atuais clientes.

Os principais mercados so China, Hong Kong, Japo, Cingapura, Taiwan e Coria do Sul. Com exceo da China, estes mercados apresentam forte infra-estrutura tecnolgica e sistemas financeiros.

Pases como Indonsia, Camboja, Vietn e Tailndia ainda vivem na infncia dos conceitos de gesto da logstica, porm so vistos como potenciais mercados para os grandes Operadores Logsticos.

A estimativa de mercado para servios de gesto da cadeia de materiais gira em torno de US$ 3,0 bilhes em 2006.

Os provedores logsticos em destaque na regio so UPS, Danzas DHL, Fedex, Kuehne-Nagel, Exel, APL Logistics, Bax Global, Maersk Logistics e Schenker.

Existem dificuldades em encontrar mo-de-obra qualificada; apenas recentemente as Universidades comearam a oferecer a matria logstica em seus programas. Poucas empresas tm, em seu quadro, executivos seniores em logstica.

Com a chegada dos grandes Operadores Logsticos internacionais muitos freight forwarders e empresas de transporte locais passaram a utilizar a palavra logstica em seus negcios. A palavra logstica a palavra da moda na comunidade de negcios chinesa.

O mercado de Operadores Logsticos na China gigantesco e est em seu estgio inicial de desenvolvimento. Em 2003 o mercado j terceirizado era estimado em US$ 7,5 bilhes. Na China, os custos logsticos representam algo entre 16% e 20% de seu PIB (US$ 4 trilhes), estando menos de 10% disso terceirizado.

Nos ltimos 3 anos, 70 % dos provedores de servios logsticos tiveram vendas superiores a 30%. Nos prximos anos espera-se um crescimento mdio de 25%.

O mercado muito fragmentado; nenhum provedor logstico tem um market share superior a 2%. Cerca de 77% das empresas faturam menos de US$ 25 MM ao ano. Alm disso, cerca de 85 % das vendas so provenientes de servios bsicos como transporte e armazenagem e 80% da venda de servios logsticos est concentrada na regio do delta do Rio Yangtse e Pearl.

Matriz de transporte chinesa: 76,8% rodovirio, 12,7% ferrovirio, 8,9% aquavirio, 0,01% areo e 1,6% dutovirio.

A demanda por servios logsticos por parte das empresas multinacionais muito diferente daquela solicitada pelas empresas chinesas. 69% das multinacionais terceirizaram seus servios logsticos enquanto que entre os embarcadores chineses esse ndice de 16%. A atuao dos Operadores Logsticos internacionais se limita aos clientes multinacionais na tentativa de oferecer uma soluo global; 98% da receita vem de clientes globais e apenas 2% de clientes locais.

Empresas de destaque na regio: Danzas e Exel como freight forwarders, Maersk, APL, P&O, OOCL no transporte de contineres e DHL, Fedex, UPS e TNT no transporte expresso de cargas fracionadas e documentos.

Os principais problemas encontrados pelos grandes 3PLs so as restries governamentais, falta de pessoal qualificado, a ambigidade nas polticas governamentais e as expectativas irreais dos Clientes.

Iniciativas do Governo esto estimulando o desenvolvimento da indstria de Operadores Logsticos na China, porm as mudanas sero lentas dada a grande competio e necessidade de investimentos.

Marco Antonio Oliveira Neves - Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logstica