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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°88 - MARO DE 2005

Recursos Humanos

Tendncias estratgicas so ferramentas de desenvolvimento

A cada ano as tcnicas de gesto de pessoas vo sendo incrementadas, assim como as invenes tecnolgicas. Existem diversos mecanismos para treinamento e desenvolvimento de pessoal, mas importante fazer uma anlise minuciosa da empresa e do mercado antes de escolher as ferramentas. A especialista em gesto de pessoas da Associao Brasileira de Recursos Humanos, Maria Lcia Salaverry Flix, destaca nove das principais tendncias estratgicas que tero impacto nas organizaes do sculo XXI.

A primeira a competitividade e a concorrncia acirrada. Este item deve ser levado em considerao para a elaborao de projetos para o desenvolvimento de gesto de pessoas. Outra tendncia importante a gesto constante das mudanas. A empresa no deve usar as mesmas estratgias por muito tempo, pois preciso se adaptar a realidade do momento. De nada adianta aperfeioar a tecnologia e continuar preparando os colaboradores para o mercado do sculo passado, por exemplo. As ferramentas de desenvolvimento de pessoal devem ser constantemente avaliadas e atualizadas sempre que necessrio.

O terceiro item a ser observado so os grandes avanos tecnolgicos. A tecnologia no diz respeito apenas ao maquinrio da fbrica, mas tambm a chamada tecnologia da informao, bem como os modernos softwares de treinamento de pessoal e outros.

A busca constante de agregao de valor outra tendncia forte, principalmente no setor de base florestal, onde os produtos industrializados esto ganhando cada vez mais espao no mercado.Outra tendncia citada pela especialista considerar o RH estratgico para a competitividade da empresa, pois a produtividade ainda depende muito das pessoas.

A tendncia de nmero seis desvendar o conceito de parcerias, onde os parceiros trabalham por interesses mtuos e nunca individuais. As parcerias devem somar para todos.

O aprendizado como uma prtica constante tambm est na lista das principais tendncias estratgicas, j que o conhecimento est sempre em desenvolvimento. Outro tpico fundamental a forte preocupao com a tica, visando manter a credibilidade do mercado. Em ltimo lugar vem a busca de aumento da lucratividade, que muito importante, mas, no deve ser o foco principal e sim um resultado de todo o processo.

Para as pessoas, o gosto pelo desafio e pelo aprendizado e a disposio para contribuir so fatores atualmente muito valorizados no mercado. J, os bons profissionais modernos valorizam empresas competitivas que cultivam um ambiente empreendedor, oferecem recompensas e reconhecem a importncia de cada profissional em todo o processo produtivo.

Os bons profissionais tambm valorizam as grandes oportunidades de desenvolvimento, a possibilidade de equilbrio entre a vida profissional e a vida pessoal, alm de um plano de carreira.

Para as empresas importante manter um resultado sustentado; alta produtividade; competncia, compromisso e confiana; remunerao conforme desempenho; poucas promessas respeito da manuteno de empregos; reter e motivar os melhores empregados e proteger seu capital intelectual.

Criao de valor

Para a grande maioria das empresas indicado criar valor e perpetuidade, minimizar riscos, maximizar dividendos, oferecer credibilidade e reconhecimento.

Tanto para as pequenas como para as mdias e grandes empresas a organizao um fator base para alcanar resultados positivos. Para isso necessrio planejar a diferenciao do produto, o aprendizado contnuo dos colaboradores, a inovao de produtos e processos e disseminar o conhecimento coletivo sobre a empresa e o que ela oferece ao mercado.

Para manter o seu capital humano a empresa deve investir em conhecimento, valorizar a experincia, manter bom relacionamento com os colaboradores, oferecer recompensa e permitir a formao de carreira.

Uma boa empresa preocupa-se tambm com a comunidade e com sua imagem perante ela. Para isso preciso atender as expectativas do cliente, trabalhar com integridade, tica e segurana. Alm disso, dever da empresa oferecer equilbrio no eco-sistema. A empresa que oferece qualidade de vida a seus colaboradores tambm soma muito valor perante a comunidade e clientes.

As empresas que se destacam no mercado so voltadas ao mercado, ouvem a voz do cliente e percebem seus desejos. Definem claramente sua filosofia empresarial, bem como misso, viso, valores e princpios e os seguem.

Estas empresas tambm estabelecem suas estratgias de negcio e analisam constantemente o mercado. Quanto a equipe buscam lderes que se identifiquem com sua filosofia, investem no time e aprendem a gerir momentos de crise com aprendizado contnuo.

Empresas de alta performance possuem equipes de alta performance e desenvolvem cultura de execuo, como disciplina e parte integrante da estratgia. Execuo o principal trabalho do lder e deve ser um elemento-chave na cultura da organizao.Equipes de alta performance possui clareza na definio de objetivos e metas; papis claramente definidos; comunicao clara; participao equilibrada e conscincia do processo de trabalho em equipe.

No entanto, empresas de alta performance geram aes a fim de atrair e formar equipes de alta performance. Umas das principais aes para manter estes profissionais na empresa a motivao, que deve ter o propsito de tornar as pessoas mais felizes e em condies de gerar resultados.

A preocupao com o bem estar dos colaboradores, alm de ser um ato humano tico uma estratgia de sucesso comprovado. Uma prova disso um estudo elaborado pela Revista Exame, em 2004 onde foi constatado que as 500 maiores empresas do Pas alcanam 12,40% de rentabilidade anual, enquanto as 150 melhores empresas para trabalhar lucram 17,2%. E, as 10 melhores empresas para trabalhar conseguem 20,7% de rentabilidade.

Garantia do sucesso

Para trilhar o caminho do sucesso normalmente as empresas precisam mudar sua cultura e seus valores, o que um desafio a ser superado. A adoo de processos que garantam a filosofia outro desafio a ser vencido. No entanto, no basta conquistar o sucesso, preciso mant-lo e para isso fundamental ter pessoas comprometidas com a empresa. Ento necessrio escolher as pessoas certas e investir constantemente em treinamento e desenvolvimento.

A definio clara dos papis a ser desempenhado um fator importante para o sucesso, pois se cada colaborador centrar sua energia e concentrao em uma especializao conseguir fazer o trabalho com excelncia. Isso no o impede de ter conhecimento das outras funes. Mas, o chamado funcionrio multidiciplinar foi uma tendncia nos anos 90 a fim de economizar mo-de-obra e no deu certo. Hoje a especializao que est em alta e se as empresas investirem no capital humano todo o mercado ganha.

A comunicao tambm a grande aliada deste sculo, ento um processo de comunicao estruturado para os pblicos internos e externos requisito para o sucesso.

A avaliao de desempenho, a remunerao lincada a resultados e performance, o plano de reteno de talentos, o plano de sucesso, a valorizao e reconhecimento dos heris so projetos importantes para o bom andamento de uma organizao.

Prioridades

Entre as prioridades para a gesto de pessoas importante ter um RH alinhado s estratgias do negcio; conhecer o negcio; conhecer profundamente a cultura empresarial e ser um grande disseminador; identificar as competncias do negcio; identificar as competncias individuais; foco no desenvolvimento das lideranas; criar um excelente clima de trabalho; Proporcionar o desenvolvimento dos empregados; implantar o conceito de qualidade de vida.A comunicao o principal instrumento para o comprometimento do time, por isso deve ser bem desenvolvida. Dar e receber feedback (retorno), saber ensinar e fazer endomarketing tambm so boas ferramentas.

Ao fazer a gesto de pessoal preciso quebrar paradigmas promover a liberdade de pensar e agir e encorajar a troca das melhores prticas. Isso estimula a participao dos colaboradores e gera melhores resultados para a empresa.Gerar o comprometimento nas equipes o grande desafio das empresas. De acordo com a especialista em gesto de pessoas da Associao Brasileira de Recursos Humanos, Maria Lcia Salaverry Flix, uma das formas de conseguir o comprometimento da equipe despertar o orgulho pelo trabalho que realiza.

Tambm importante ter uma excelente comunicao interna, incentivar a criatividade e inovao. Mas, diante tudo, o orgulho uma forma motivadora, poderosa e duradoura, afirma a especialista.Para despertar o orgulho preciso esclarecer repetidas vezes o que exatamente faz a diferena e porque. preciso estimular a memria, tanto real como imaginria. Tambm causa um bom efeito celebrar tanto os degraus como os patamares e elaborar e repetir as histrias mais marcantes de sucesso.