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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°84 - OUTUBRO DE 2004

Qualidade

Programas de qualidades so a base para competitividade

Para ser competitivo preciso estar em dia com as exigncias do mercado. Neste sentido os programas de qualidade so o primeiro passo rumo conquista do mercado. Neste sentido, o setor madeireiro conta com o PNQM - Programa Nacional de Qualidade da Madeira, desenvolvido pela Associao Brasileira da Indstria de Madeira Processada Mecanicamente Abimci.

A empresa participante recebe todas as orientaes tcnicas, visitas peridicas de auditores independentes e assistncia para os ajustes necessrios para a certificao. So considerados os processos de produo e recomendadas aes para a reduo do risco de perdas de mercado por falta de qualidade, reduo de perdas, aumento da produtividade e competitividade e incremento da qualidade.

Os processos de qualidade, dentro das organizaes, mudam o comportamento dos funcionrios e dos empresrios. Alm da busca da qualidade total, a globalizao da economia fora a competitividade e provoca a busca da eficincia. Com isso, muda radicalmente a forma de produzir e atender o cliente, mas a verdadeira revoluo dentro das organizaes s pode ocorrer se houver uma perfeita harmonia entre a alta tecnologia e a valorizao das pessoas.

A International Standards Organization, mais conhecida como ISO o organismo que estabelece os padres internacionais de trabalho e de garantia de qualidade nas empresas. Desde 1987 foi criada uma srie de normas, conhecidas como ISO 9000, que deram incio a um sistema de gesto da qualidade.

A ISO 9000, que muitos acreditam tratar-se do nome do certificado, na verdade apenas estabelece as orientaes bsicas para a correta seleo e uso das normas, tanto que seus objetivos so esclarecer as diferenas e inter-relaes entre os principais conceitos da qualidade e, fornecer diretrizes para seleo e uso de normas que servem para gesto da qualidade interna ( ISO 9004 ) e para garantia da qualidade externa ( ISO 9001, 9002 e 9003 ).

A ISO 9001 define os sistemas de qualidade e modelos para garantia da qualidade externa, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor, durante vrios estgios, que podem incluir projeto, desenvolvimento, produo, instalao e assistncia tcnica. a mais completa da srie, abrangendo um total de 20 itens. Esta norma especifica requisitos de um sistema de qualidade para uso onde um contrato entre duas partes exige a demonstrao da capacidade do fornecedor para projetar e fornecer produtos. a norma utilizada pelas empresas do setor de software (com a ISO 9000-3 como guia para aplicao).

A ISO 9002 define modelos para garantia da qualidade em produo e instalao, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor durante a produo e instalao. Abrange um total de 18 itens. Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso onde um contrato exige a demonstrao da capacidade do fornecedor para controlar os processos que determinam a aceitabilidade do produto fornecido, destinando-se primordialmente preveno e deteco de no conformidades e implementao de meios para prevenir sua reincidncia.

A ISO 9003 define modelos para garantia da qualidade em inspeo e ensaios finais, para uso quando a conformidade com requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor somente em inspeo e ensaios finais. Abrange um total de 12 itens. Esta norma especifica requisitos de sistemas de qualidade para uso onde um contrato requer a demonstrao da capacidade do fornecedor em detectar e controlar qualquer produto no conforme durante a inspeo e ensaios finais.

A ISO 9004 descreve um conjunto bsico de elementos, atravs do qual se podem desenvolver e implementar sistemas de gesto de qualidade, sendo um guia para aplicao das diretrizes e das normas anteriores. A seleo dos elementos apropriados vai depender de vrios fatores, tais como mercado atendido, natureza do produto, processo e necessidades do consumidor. Abrange 20 itens.

Existe uma tendncia mundial no sentido do aumento das expectativas do consumidor, em relao qualidade. Acompanhando esta tendncia, houve uma crescente tomada de conscincia de que melhorias contnuas na qualidade so freqentemente necessrias para atingir e assegurar um bom desempenho econmico. A maioria das organizaes produzem produtos ou servios destinados a atender as necessidades do usurio. Estes requisitos so freqentemente incorporados em especificaes, mas que por si s no podem garantir que estes requisitos sejam consistentemente atendidos.

Conseqentemente, isso tem levado ao desenvolvimento de normas para sistemas de qualidade que complementam as especificaes dos produtos ou servios.No caso da ISO 9004 uma das preocupaes principais de qualquer empresa deve ser a qualidade de seus produtos e servios. Para ser bem sucedida, uma empresa deve oferecer produtos ou servios que :

- correspondam a necessidade ou aplicao bem definida

- satisfaam as expectativas dos consumidores

- atendam as normas e especificaes aplicveis

- atendam a requisitos regulamentares da sociedade

- estejam disponveis a preos competitivos

- sejam providos a custos que proporcionem lucro

Para isto, a empresa deve se organizar de forma tal que, fatores tcnicos, administrativos e humanos, que afetem a qualidade, estejam sob controle. Todo este controle deve estar orientado no sentido da reduo e, acima de tudo, da preveno de deficincias na qualidade. Um sistema de gesto da qualidade deve ser desenvolvido e implementado com a finalidade de alcanar os objetivos determinados pela poltica de qualidade da empresa.

sempre importante esclarecer que estas normas no dizem respeito ao produto ou servio, mas sim ao sistema de gerenciamento da qualidade e, principalmente, ao atendimento das exigncias do cliente.

A empresa que desejar conseguir um certificado de acordo com as normas da srie ISO 9000 deve entrar em contato com organismos certificadores, credenciados pelo INMETRO. O processo comea quando as partes firmam uma proposta que contm as informaes bsicas da empresa e um resumo da sequncia do processo de certificao. Na fase seguinte, a empresa deve apresentar um manual da qualidade, que define como se dar o atendimento s normas. Este manual ser avaliado pelo rgo credenciador, que pode sugerir modificaes para melhor adaptao s normas.

Depois de pronto o manual, a empresa deve colocar em prtica os itens constantes do manual e solicitar uma pr-auditoria, que optativa. A partir desta pr- auditoria, so levantados todos os problemas, fazendo todas as modificaes necessrias, a partir do que, se solicita a auditoria final. Quando esta termina, feita uma reunio de fechamento, quando so indicados os pontos positivos e negativos, alm de se elaborar um relatrio formal que pode aprovar a empresa, aprovar condicionalmente ou reprovar. Normalmente, os certificados tm validade por trs anos, aps o que deve ser feita uma nova auditoria.