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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°80 - ABRIL DE 2004

Organizao

Planejamento estratgico equilibra finanas

O planejamento empresarial um fator bsico para estruturar uma empresa, mas deve ser feito de forma correta seguindo uma metodologia eficaz. Deve partir de uma anlise profunda de todos os ambientes da empresa. Quando bem elaborado e aplicado adequadamente o planejamento pode salvar a empresa de imprevistos desagradveis e, ainda, incrementar os lucros, reduzindo os gastos desnecessrios.

De acordo com o consultor especialista em logstica e desenvolvimento organizacional Cristiano Cecatto, a busca desesperadora pelo lucro to grande que as empresas se esquecem, ou pem de lado, fatores importantssimos para o seu sucesso. O planejamento estratgico o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir seu futuro.

O estabelecimento da viso do negcio que ocorrer quando estratgias no convencionais forem consideradas. Quatro componentes so fundamentais para a escolha de uma boa estratgia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. Uma estratgia pr-ativa freqentemente comea com objetivos de negcio e com requisitos de servio aos clientes. Cada elo da empresa deve ser planejado e balanceado com todos os outros, em um processo integrado de planejamento. O projeto do sistema de gesto e controle dever completar o ciclo de planejamento da empresa.

Existem vrias fases de planejamento, entre elas a estratgica, a ttica e a operacional. Porm, todas devem responder aos questionamentos: o qu, quando, como e onde.

O planejamento estratgico considerado como sendo o de longo alcance. Devido ao perodo de execuo maior, o planejamento estratgico opera com dados que so, freqentemente, incompletos e imprecisos.

O planejamento ttico envolve um horizonte de tempo intermedirio, geralmente um ano ou menos. J o planejamento operacional considerado a tomada de deciso de curto prazo. Nesse ltimo tipo de planejamento, comum encontrarmos dados precisos, e seus mtodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.



Posicionamento Estratgico

A eficcia operacional extremamente importante e tem grandes repercusses nos resultados de qualquer organizao, que, de modo geral, tem-se tornado mais enxuta e gil para o desafio do mercado. Porm, a nfase denotada destas aes ocorreu em detrimento da ateno ao posicionamento estratgico dos negcios, por ter sido considerado muito esttico para atender as necessidades atuais das empresas.

Esta afirmao, no entanto, alm de mostrar-se muito simplista, ocasionou o distanciamento das empresas do conceito que pode ser considerado o corao da estratgia e que foi responsvel pelo sucesso inicial de maioria das empresas, que por meio de uma posio estratgica nica, o que envolve compensaes definidas e escolhidas, obtm uma diferenciao e uma posio definida e reconhecida pelo mercado.

Estratgia a criao de uma posio nica e de valor, envolvendo um conjunto diferente de atividades. Se houvesse apenas uma posio ideal no haveria necessidade de estratgia. A essncia do posicionamento estratgico escolher atividades diferentes daquelas dos concorrentes. Se o mesmo conjunto de atividades fosse o melhor para produzir todas as variedades de produtos, - satisfazer todas as necessidades e permitir o acesso a todos os consumidores, ento as empresas poderiam facilmente trocar suas estratgias entre si e a eficcia operacional determinaria o desempenho, at que todas fossem iguais.



Planejamento de comunicao

Para o Psiclogo especializado em Administrao de Empresas, Bernardo Leite Moreira, o planejamento empresarial, de informaes e de informtica na empresa representam sua organizao e perenidade no mercado, visando disponibilizar permanentemente informaes nos seus diversos nveis de tomada de decises.

A relao entre planejamento empresarial e a informao de sinergia ou integrao total. A informao deve ser coerente em todos os nveis de planejamento, ou seja, estratgico, ttico ou gerencial e operacional. Pois ela est presente em toda a empresa, contemplando ainda o seu meio ambiente externo.

Fundamentalmente para elaborar um planejamento de informaes e de Tecnologia da Informao necessrio planejamento empresarial, pois as informaes so parte da empresa e de seu ambiente interno e externo. O planejamento empresarial pode ser estratgico (PE), ttico ou gerencial (PT ou PG) e operacional.

As estratgias que fundamentam o Planejamento Estratgico Empresarial so de longo prazo. O tempo para definir longo prazo est relacionado diretamente com o negcio empresarial, variando de empresa para empresa. Na mdia, convenciona-se um tempo entre 3 a 5 anos para planejamento, com prazos de reviso mdio entre 3 e 6 meses, salvo situaes emergenciais de ameaas e/ou oportunidades.

Todos os planejamentos devem ser elaborados em equipe multidisciplinar, mesclando e unindo as diversas reas do conhecimento, contemplando tambm o domnio das funes empresariais.



Tecnologia da informao

O planejamento empresarial, juntamente com as estratgias empresarias e as estratgias de tecnologia da informao devem estar alinhadas, ou seja, integradas e com sinergia entre si. A tecnologia da informao deve desempenhar um papel estratgico e agregar valores aos seus produtos e/ou servios, promovendo vantagem competitiva sobre seus concorrentes. O trabalho conjunto, harmonioso e competente relacionado com estratgia empresarial e informao facilita muito o planejamento empresarial e a gesto integrada da respectivas TI empregadas.

Os planejamentos podem ser graficamente representados, contemplando o Planejamento Estratgico Empresarial (PEE), Planejamento Estratgico das Funes Empresariais (Produo e/ou Servios, Comercial, Materiais, Financeiro, Recursos Humanos e Jurdico Legal), Planejamento Estratgico de Informaes (PEI) ou o Plano Diretor de Informtica (PDI) e os respectivos Planos de Operacionais de Ao dos Sistemas de Informao (SI), Tecnologia da Informao (TI) e Recursos Humanos ou Pessoas (RH), coerentes entre si.

A grande proliferao de equipamentos por toda a empresa e a difuso da tecnologia da informao nos diversos nveis e reas de negcios da empresa, do forte motivao para que se faa um planejamento estratgico empresarial e de informaes.



Planejamento

cada vez maior o nmero de empresas que diante da complexidade no cenrio empresarial e de tantas turbulncias e incertezas, esto buscando ferramentas e tcnicas para que as auxiliem no processo gerencial. O Planejamento Estratgico uma dessas ferramentas. Ao contrrio do que alguns pensam, esta contempla as caractersticas das pequenas e mdias empresas. Nas empresas competitivas verificamos que, uma importante condio para sua sobrevivncia est ligada clara definio de seus objetivos e ao traado antecipado dos possveis caminhos a serem percorridos para atingi-los.

Existem diversas metodologias a serem aplicadas. O especialista em marketing estratgico, Nildo Leite Miranda Filho, recomenda o mtodo que segue as seguintes etapas:

Sensibilizao, a equipe que ir elaborar e implementar o P.E. mostrando-lhes a necessidade, as vantagens e o papel de cada um.

Definio da Misso, ou seja, a razo de ser da empresa, respondendo questes, tais como: por que existimos, quem somos, qual a nossa funo na sociedade.

Identificao dos fatores chaves para o sucesso. Estes so os principais fatores que podem influenciar o desempenho da empresa e dos quais depende o sucesso do P.E..

Diagnstico estratgico ou auditoria de posio. a avaliao real da posio da empresa. Nesta etapa devero ser considerados os aspectos internos e externos com dados consistentes e verdadeiros. Inicialmente deve-se fazer o levantamento de dados internos da empresa como: trajetria, modelo de gesto, estrutura e ambiente organizacional. Tambm so importantes os resultados nas reas comercial e financeira advindos das estratgias e operacionalizao, da sua qualificao tcnica e evoluo, e dos seus processos produtivos. Feita a coleta e anlise desses dados, sero identificados os pontos fortes e fracos. Os fortes sero, posteriormente, bastante explorados e tero o reforo de outros que sero desenvolvidos. Os fracos devero receber tratamentos para que sejam minimizados ou eliminados. Para a coleta e anlise de dados do ambiente externo devemos focar os fatores relacionados aos fornecedores, distribuidores (se for o caso), concorrentes, consumidores e clientes e as variveis que podem impactar, a empresa a exemplo da economia e da poltica, da legislao pertinente, cincia e tecnologia, aspectos climticos, cultura, demografia, ecologia e outros.

Definio de objetivos. Nesta fase devero ser listados os objetivos a serem alcanados. Devero ser qualitativos e quantificados, reais e desafiadores quando referirem-se em termos de vendas, participao de mercado, lucro, e outros dentro do perodo previsto do planejamento.

Elaborao das estratgias. Esta a fase em que devero ser consideradas todas as etapas anteriores, caso contrrio no haver consonncia. Visar sempre proporcionar aos clientes mais valor que o oferecido pela concorrncia.

Planos de ao. Implementam as estratgias atravs de instrues claras estabelecendo-se o que, como, quando, quem ser o responsvel, quanto custar e o cronograma a ser seguido.

Controle. Dever ser freqente para conferir se as aes esto sendo executadas. Esta a fase em que so medidos os desempenhos, checados os oramentos, obtidas e analisadas as informaes de cada responsvel, apresentao de medidas para correo de rumo, caso seja necessrio.

A estruturao do processo de P.E. ser eficiente, eficaz e efetivo para uma empresa se der o suporte necessrio para a sua tomada de decises. A agilidade freqente e contnua da empresa, em sintonia com as variveis do seu ambiente, ser a melhor forma de se minimizar a probabilidade de que as mudanas se constituam em surpresa. A flexibilidade do processo permitir beneficiarem-se de oportunidades, existentes ou futuras, e prevenirem-se de ameaas reais ou potenciais.