MENU
Certificação
Eucalipto
Exportações
Exportações - Pará
Logística
Manejo
Máquinas
Mercado - Chile
Móveis e Tecnologia
Qualidade
Qualificação
Tendências
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°70 - MARÇO DE 2003

E mais

Resistência mecânica da madeira

As propriedades mecânicas da madeira estão diretamente relacionadas com a espécie, posição da peça na árvore, umidade da madeira e tempo de duração da carga.

A umidade tem grande efeito sobre as propriedades das madeiras. Quanto maior a umidade da madeira menor a sua resistência mecânica. Esta redução da resistência mecânica se dá até o ponto de saturação das fibras, após a saturação das fibras a resistência mantêm-se constante.

Pode-se considerar linear a variação das propriedades da madeira com a umidade entre 2 a 25%.

A norma brasileira que rege os testes em madeiras para verificação de suas propriedades mecânicas para estruturas é a NBR 7190:1997 (Projetos de Estrutura de Madeira). Geralmente estes testes são realizados com madeira seca a 12% de umidade. Algumas instituições fazem tais testes de resistência da madeira com as fibras saturadas e secas, para com isso compararem tais variações.

Sendo assim é imprescindível que saibamos a resistência do material para utilizá-lo corretamente e, como foi comentado anteriormente, sabemos que quanto menor o teor de umidade da madeira maior será sua resistência mecânica. Consequentemente é recomendado que se utilize o material o mais seco possível para o uso específico.

Como a madeira é um material muito higroscópio, ou seja, perde ou ganha água de acordo com a umidade relativa do ar, temos muita dificuldade na estabilização da peça de madeira. Somente com revestimentos, pinturas e outros artifícios é que conseguimos alguma estabilização.

Sendo assim, a umidade ideal utilizada por todas as indústrias e pesquisadores no Brasil, e recomendada pelo SENAI/CETEMO para fabricação dos pallets nos enviado deverá estar entre 12% e 15%, pois entre estes dois valores oscila a umidade de equilíbrio da madeira na maioria das regiões do país.

Como o material de revestimento destes pallets impedirá relativamente a perda ou ganho de umidade para o ar, o material terá uma resistência próxima a média obtida em diversas pesquisas no Brasil.



As amostras foram retiradas de florestas da região de Caxias do Sul, com idade média de 24 anos.



Elton Luis Martins de Barros

Engenheiro Florestal/SENAI-CETEMO

Maio/2003