MENU
Biomassa
Briquetes
Construo
Descascamento
Editorial
Manejo
Melhoramento Gentico
Mveis & Tecnologia
Pau Balsa
Pellets
Pisos
Reflorestamento
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°133 - DEZEMBRO DE 2012

Editorial

O bom negcio da biomassa para energia

Antes visto como um problema para a empresas, o resíduo proveniente dos processos de extração e processamento surge agora como uma grande solução para a geração de energia e receita adicional para as empresas. De acordo com levantamento de entidades, o volume de resíduos gerados na extração chega a 34 milhões de m3 por ano e no processamento supera a 50 milhões de m3.

É um volume altamente significativo que pode contribuir decisivamente para a redução no consumo de combustíveis não renováveis, como o petróleo. Ainda estamos longe de um aproveitamento pleno de resíduos gerados em todos os processos produtivos. Falta informação, organização setorial e sobretudo maior conhecimento sobre tecnologias disponíveis.

Algumas soluções como o desenvolvimento de centros de recolhimento e processamento de biomassa são formas organizadas de dar um destino mais nobre a resíduos disponíveis em determinadas regiões. Na agregação de valor estão outras opções como a produção de briquetes e pellets, que podem utilizar inclusive resíduos agrícolas. Um mercado com consumo crescente e opção para exportação. A tecnologia disponível para produção, entretanto, ainda é limitada a poucos fabricantes nacionais, e a solução é a busca de fornecedores em outros países , especialmente Europa.

A grande largada já foi dada. A biomassa residual é o próximo ciclo que promete movimentar grandes negócios. E a senha é recursos renováveis abundantes .