MENU
Biomassa
Carvo
Editorial
Geoprocessamento
Infraestrutura
Lminas
Mveis & Tecnologia
Preservao
Secagem
Transporte
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°129 - NOVEMBRO DE 2011

Editorial

Mais apoio a estrutura bsica

O Brasil tem mostrado nos últimos anos um ritmo de crescimento destacado que permitiu nos colocar entre as maiores economias do mundo. Entretanto a infraestrutura necessária para acompanhar este crescimento não vem acontecendo ao mesmo ritmo.

O Brasil enfrenta hoje sérios problemas na oferta dos serviços de áreas estratégicas, como saneamento básico, energia, ferrovias, rodovias, portos e aeroportos. A infraestrutura, neste caso, é fundamental para desenvolver toda a cadeia produtiva. Assim, a melhoria da infraestrutura propicia ganhos de produtividade em outros setores, com efeitos multiplicadores sobre o crescimento econômico.

Historicamente o Brasil investe pouco em áreas básicas. E a conseqüência é que cada vez mais ficamos defasados em relação a necessidade. Entre as economias em desenvolvimento, estamos com menos da metade da taxa de investimento de outros países.

Isso não condiz com um País que quer crescer e se tornar quinta maior economia do planeta em algumas décadas. A iniciativa privada tem feito a sua parte. Agora falta o poder público investir mais e permitir um ganho de produtividade. Todos ganham com isso.

Clovis Rech
 Editor Responsável