MENU
Chapa Cimento
Colheita
Construo Civil
Economia
Editorial
Eucalipto
Feiras
Ferramenta de Corte
Gesto Florestal
Mveis & Tecnologia
OSB
Teca
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°122 - JANEIRO DE 2010

Editorial

As lies da crise

A turbulência enfrentada pela economia desde o final de 2008 trouxe conseqüências traumáticas para alguns segmentos, como o de madeira. Com forte vocação exportadora, as empresas do setor tiveram que se adaptar a uma nova situação em curto prazo. As conseqüências foram desemprego, fechamento de inúmeras empresas, mudança de produto e até mesmo mudança de ramo.

Não é a primeira crise que o setor enfrenta, mas as consequências foram imprevisíveis.

Agora, passado o impacto, o cenário muda. Para 2010 a projeção inicial é de um crescimento de 5% para a economia, e setores mais duramente castigados, como o da madeira, podem crescer bem mais, até por necessidade de preencher a alta ociosidade do ano anterior.

A lição de uma crise imprevisível pode e deve deixar o ensinamento de decisões previsíveis. Diversificar mercados, criar uma relação mais fidelizada com compradores e fornecedores, investir na qualidade e sobretudo agregar valor ao produto final são ações que podem deixar a empresa menos fragilizada. Afinal de contas, as crises são cíclicas, e com certeza ela irá aparecer novamente mais adiante.

Clovis Rech
Editor Responsável