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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°103 - MARÇO DE 2007

Marketing

Plano de marketing gera competitividade

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências. Por meio dele é possível definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir a competitividade.

Conhecendo o mercado, o empresário é capaz de traçar o perfil do seu consumidor, tomar decisões com relação a objetivos e metas, ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição, localização do ponto de venda, produtos e serviços adequados ao seu mercado. Estas ações são necessárias para a satisfação dos clientes e o sucesso de negócio.

Na primeira etapa do planejamento é preciso esclarecer onde a empresa está e onde ela quer chegar. Para isso, primeiro é preciso analisar o seu mercado de atuação, definir seu público-alvo, suas metas e traçar as ações para o alcance dos objetivos e praticar.

Após a construção de todas as etapas que compõem o seu plano de marketing, faça um resumo com as principais características do seu negócio, procurando descrever a situação atual e o plano de aprimoramento dentro de uma nova perspectiva.

A análise de ambiente, além de ser o primeiro passo do plano de marketing, resume todas as informações pertinentes à empresa. O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é composto pelos concorrentes, consumidores, fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, legais, tecnológicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.

O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise, pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos disponíveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas ações. A partir daí, consegue-se ter uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.

Essa análise é muito importante, pois ela determinará os caminhos do Plano de Marketing e as importantes decisões para o sucesso do seu negócio.

A análise de ambiente deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer pressão direta ou indireta sobre o seu negócio, tais como: fatores econômicos; fatores sócio-culturais; fatores políticos/legais; fatores tecnológicos: fatores internos e análise de oportunidades e ameaças, forças e fraquezas.

Fatores econômicos

Considerar aspectos econômicos como inflação, distribuição de renda e taxas de juros influenciam na abertura do seu negócio e sua sobrevivência. A mídia jornalística: jornais, revistas, noticiários de TV e a Internet mantêm o empresário informado diariamente sobre as oscilações da economia.

Fatores sócio-culturais

Estão relacionados às características gerais da população, como tamanho, concentração, grau de escolaridade, sexo, profissão, estado civil, composição familiar, distribuição geográfica, comportamento e necessidades dos consumidores e da comunidade na qual está inserido. Esses dados podem ser obtidos em jornais, revistas, instituições de classe, órgãos do governo ou até mesmo junto a fornecedores, concorrentes e clientes.

Fatores políticos

Dizem respeito à observação das leis, inclusive as que regem o setor em que atua, como impostos, Código de Defesa do Consumidor, Código Civil, entre outros.

Fatores tecnológicos

É preciso adaptar-se às novas tecnologias, pois elas podem afetar o seu negócio. Jornais, revistas especializados, Portais da Internet, fornecedores e concorrentes são fontes de informações importantes.

Concorrência

É importante analisar a concorrência e prever as suas ações. Uma dica é ir até seus concorrentes ou conversar com os seus clientes. Procure analisar preços, formas de pagamento, ações de divulgação e promoção, distribuição, atendimento, variedade de produtos e serviços, localização, aparência, marca.

Fatores internos

Analise de forma crítica o ambiente interno atual e futuro da empresa em relação aos seus objetivos: disponibilidade e alocação dos recursos humanos; iudade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponíveis; disponibilidade de recursos financeiros; cultura e estrutura organizacional existentes versus desejadas.

Informações

Saber como se faz um bom levantamento de informações é a chave para se realizar uma boa análise dos fatores acima citados. Para desempenhar uma análise de ambiente completa, é necessário investir tempo em pesquisa destinada a levantar dados que sejam pertinentes ao desenvolvimento do plano de marketing.

Fatores econômicos

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, ela verificou que as pessoas estão mais otimistas com relação à economia e que os gastos com saúde e bem-estar devem crescer significativamente nos próximos anos. Os consumidores, porém, estão mais sensíveis a preços e, por isso, estão exigindo uma maior valorização do seu dinheiro, o que se traduz em um desejo por produtos e serviços que contenham cada vez mais benefícios.

Fatores sócio-culturais

É importante analisar a aceitação do produto da sua empresa de acordo com o público alvo. Não adianta investir alto em uma campanha publicitária, por exemplo, se ela não está adequada aos fatores sócio-cultural do cliente alvo.

Fatores tecnológicos

É preciso verificar se as condições legais, políticas e tecnológicas tem alguma influência sobre o seu negócio. Antes de investir é preciso se adaptar às leis ou reservar um recurso para investir quando for preciso.

Fatores internos

É preciso verificar quais são os fatores que devem mudar dentro da empresa, para depois partir para uma modificação externa. Essas mudanças podem ser no treinamento de pessoal, na logística, na tecnologia ou mesmo no pensamento dos diretores.

Oportunidades

Neste item são observadas as oportunidades que o mercado oferece no seu segmento, bem como demanda para um produto ou serviço. É necessário medir os pontos fortes e fracos da suas empresa dentro deste contexto, assim será possível lucrar com os fortes e melhorar os fracos para evitar futuras perdas.

Público alvo

A definição do público-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população que você deseja servir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. É preciso determinar que segmentos oferecem as melhores oportunidades para o seu negócio.

O mercado nada mais é do que a soma de diferentes segmentos. Quanto mais se conhece o mercado e seus clientes, mais fácil será a oferta de produtos e serviços adequados a segmentos distintos. O lançamento de novos produtos pode ser resultado da segmentação de mercado.

Definição da marca

A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos: uma estratégia de marketing pode ser totalmente em vão e custar muito caro, caso não tenha registrado a marca e tenha que mudá-la por já ter uma outra empresa de mesmo nome.

Ao elaborar a sua logomarca, sempre considere o seu posicionamento de mercado e o uso atemporal da mesma. Não se deve mudar a logomarca; ela deve perdurar para beneficiar as estratégias de consolidação de marca da sua empresa. Algumas empresas, com o passar dos tempos e frente às mudanças do mercado, utilizam estratégias de revitalização da marca, investindo em design mais arrojado, de acordo com o seu mercado, sem mudar, no entanto, o conceito da mesma.

O Plano de Marketing possibilita estruturar e direcionar a sua empresa, dando sustentação às suas decisões mercadológicas. Dessa forma é possível minimizar riscos e contribuir para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros.

Por isso, o plano de marketing precisa ser revisado e adaptado para acompanhar as mudanças do mercado e estabelecer novas ações que contribuirão para alcançar os objetivos e metas definidos, mantendo o bom desempenho do seu negócio.

Fonte: SEBRAE-MG
 
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