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REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°103 - MARO DE 2007

Marketing

Plano de marketing gera competitividade

O plano de marketing uma ferramenta de gesto que deve ser regularmente utilizada e atualizada, pois permite analisar o mercado, adaptando-se as suas constantes mudanas e identificando tendncias. Por meio dele possvel definir resultados a serem alcanados e formular aes para atingir a competitividade.

Conhecendo o mercado, o empresrio capaz de traar o perfil do seu consumidor, tomar decises com relao a objetivos e metas, aes de divulgao e comunicao, preo, distribuio, localizao do ponto de venda, produtos e servios adequados ao seu mercado. Estas aes so necessrias para a satisfao dos clientes e o sucesso de negcio.

Na primeira etapa do planejamento preciso esclarecer onde a empresa est e onde ela quer chegar. Para isso, primeiro preciso analisar o seu mercado de atuao, definir seu pblico-alvo, suas metas e traar as aes para o alcance dos objetivos e praticar.

Aps a construo de todas as etapas que compem o seu plano de marketing, faa um resumo com as principais caractersticas do seu negcio, procurando descrever a situao atual e o plano de aprimoramento dentro de uma nova perspectiva.

A anlise de ambiente, alm de ser o primeiro passo do plano de marketing, resume todas as informaes pertinentes empresa. O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa composto

pelos concorrentes, consumidores, fatores polticos, econmicos, sociais, culturais, legais, tecnolgicos. Quando analisamos esses fatores, estamos analisando as ameaas e oportunidades do negcio.

O ambiente interno da empresa tambm deve ser levado em considerao na anlise, pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento, como os equipamentos disponveis, a tecnologia, os recursos financeiros e humanos utilizados, os valores e objetivos que norteiam as suas aes. A partir da, consegue-se ter uma viso maior das foras e fraquezas que tambm podero afetar positiva ou negativamente o desempenho da sua empresa.

Essa anlise muito importante, pois ela determinar os caminhos do Plano de Marketing e as importantes decises para o sucesso do seu negcio.

A anlise de ambiente deve incluir todos os fatores relevantes que podem exercer presso direta ou indireta sobre o seu negcio, tais como: fatores econmicos; fatores scio-culturais; fatores polticos/legais; fatores tecnolgicos: fatores internos e anlise de oportunidades e ameaas, foras e fraquezas.

Fatores econmicos

Considerar aspectos econmicos como inflao, distribuio de renda e taxas de juros influenciam na abertura do seu negcio e sua sobrevivncia. A mdia jornalstica: jornais, revistas, noticirios de TV e a Internet mantm o empresrio informado diariamente sobre as oscilaes da economia.

Fatores scio-culturais

Esto relacionados s caractersticas gerais da populao, como tamanho, concentrao, grau de escolaridade, sexo, profisso, estado civil, composio familiar, distribuio geogrfica, comportamento e necessidades dos consumidores e da comunidade na qual est inserido. Esses dados podem ser obtidos em jornais, revistas, instituies de classe, rgos do governo ou at mesmo junto a fornecedores, concorrentes e clientes.

Fatores polticos

Dizem respeito observao das leis, inclusive as que regem o setor em que atua, como impostos, Cdigo de Defesa do Consumidor, Cdigo Civil, entre outros.

Fatores tecnolgicos

preciso adaptar-se s novas tecnologias, pois elas podem afetar o seu negcio. Jornais, revistas especializados, Portais da Internet, fornecedores e concorrentes so fontes de informaes importantes.

Concorrncia

importante analisar a concorrncia e prever as suas aes. Uma dica ir at seus concorrentes ou conversar com os seus clientes. Procure analisar preos, formas de pagamento, aes de divulgao e promoo, distribuio, atendimento, variedade de produtos e servios, localizao, aparncia, marca.

Fatores internos

Analise de forma crtica o ambiente interno atual e futuro da empresa em relao aos seus objetivos: disponibilidade e alocao dos recursos humanos;

Idade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponveis; disponibilidade de recursos financeiros; cultura e estrutura organizacional existentes versus desejadas.

Informaes

Saber como se faz um bom levantamento de informaes a chave para se realizar uma boa anlise dos fatores acima citados. Para desempenhar uma anlise de ambiente completa, necessrio investir tempo em pesquisa destinada a levantar dados que sejam pertinentes ao desenvolvimento do plano de marketing.



Fatores econmicos

A partir de pesquisas em jornais, revistas e no IBGE, ela verificou que as pessoas esto mais otimistas com relao economia e que os gastos com sade e bem-estar devem crescer significativamente nos prximos anos. Os consumidores, porm, esto mais sensveis a preos e, por isso, esto exigindo uma maior valorizao do seu dinheiro, o que se traduz em um desejo por produtos e servios que contenham cada vez mais benefcios.

Fatores scio-culturais

importante analisar a aceitao do produto da sua empresa de acordo com o pblico alvo. No adianta investir alto em uma campanha publicitria, por exemplo, se ela no est adequada aos fatores scio-cultural do cliente alvo.

Fatores tecnolgicos

preciso verificar se as condies legais, polticas e tecnolgicas tem alguma influncia sobre o seu negcio. Antes de investir preciso se adaptar s leis ou reservar um recurso para investir quando for preciso.

Fatores internos

preciso verificar quais so os fatores que devem mudar dentro da empresa, para depois partir para uma modificao externa. Essas mudanas podem ser no treinamento de pessoal, na logstica, na tecnologia ou mesmo no pensamento dos diretores.

Oportunidades

Neste item so observadas as oportunidades que o mercado oferece no seu segmento, bem como demanda para um produto ou servio. necessrio medir os pontos fortes e fracos da suas empresa dentro deste contexto, assim ser possvel lucrar com os fortes e melhorar os fracos para evitar futuras perdas.

Pblico alvo

A definio do pblico-alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da populao que voc deseja servir. O mercado consiste em muitos tipos de clientes, produtos e necessidades. preciso determinar que segmentos oferecem as melhores oportunidades para o seu negcio.

O mercado nada mais do que a soma de diferentes segmentos. Quanto mais se conhece o mercado e seus clientes, mais fcil ser a oferta de produtos e servios adequados a segmentos distintos. O lanamento de novos produtos pode ser resultado da segmentao de mercado.

Definio da marca

A marca deve assegurar a integridade e a confiabilidade conquistadas ao longo dos anos: uma estratgia de marketing pode ser totalmente em vo e custar muito caro, caso no tenha registrado a marca e tenha que mud-la por j ter uma outra empresa de mesmo nome.

Ao elaborar a sua logomarca, sempre considere o seu posicionamento de mercado e o uso atemporal da mesma. No se deve mudar a logomarca; ela deve perdurar para beneficiar as estratgias de consolidao de marca da sua empresa. Algumas empresas, com o passar dos tempos e frente s mudanas do mercado, utilizam estratgias de revitalizao da marca, investindo em design mais arrojado, de acordo com o seu mercado, sem mudar, no entanto, o conceito da mesma.

O Plano de Marketing possibilita estruturar e direcionar a sua empresa, dando sustentao s suas decises mercadolgicas. Dessa forma possvel minimizar riscos e contribuir para promover aes que sero importantes para conquistar vantagens sobre a concorrncia, aumentar a participao no mercado e seus lucros.

Por isso, o plano de marketing precisa ser revisado e adaptado para acompanhar as mudanas do mercado e estabelecer novas aes que contribuiro para alcanar os objetivos e metas definidos, mantendo o bom desempenho do seu negcio.

Fonte: SEBRAE-MG