MENU
Artefatos
Compensado
Crédito de Carbono
Doenças
Economia
Eucalipto
Financiamento
Maderias Tropicais
Móveis & Tecnologia
Painel
Pesquisa
Planejamento
Preservação
Secagem
Silvicultura
Sustentabilidade
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°95

› Focar objetivos é fundamental para o sucesso
O planejamento pessoal é a chave para a auto-realização e para o sucesso pessoal, incluindo a motivação e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Planejar a vida não significa adotar uma postura radical e inflexível como muitos pensam.
› Setor florestal é destaque na economia brasileira
Alguns macroindicadores da importância do setor florestal na economia do Brasil, se baseiam na formação do PIB, na geração de divisas e na contribuição para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
› Novas fontes de financiamentos ampliam investimentos florestais
O financiamento tanto dos investimentos comerciais quanto dos não comerciais tem sido feito com base nos recursos públicos ou privados do país ou do exterior. O investimento público já teve muita importância no financiamento do setor florestal dos países em desenvolvimento como o Brasil.
› Crédito de Carbono: Brasil ganha espaço para projetos
O mercado de créditos de carbono pode ser um excelente negócio para as empresas brasileiras que promoverem ações ambientais sustentáveis. Este bilionário negócio foi aberto pelo Protocolo de Kyoto, assinado em 1997 na cidade japonesa de Kyoto.
› Crescem importações de países da Europa
Mesmo com forte pressão ambientalista, aumento de custos a nível internacional e limitações na oferta, as importações de madeiras tropicais por parte da Europa continuam em alta, especialmente em madeira serrada e compensado.
› A globalização do móvel
Em um momento em que os estilos se mesclam e ao mesmo tempo se inspira uma tendência básica, o clássico contemporâneo domina as vitrines. O novo rústico, o móvel moderno e a vanguarda criadora compõe a era do minimalismo.
› Compensado prioriza qualidade para competir
O ano de 2005 foi estável para o segmento de compensado de pinus. A produção foi de aproximadamente 2.400.000 m3. As exportações também se mantiveram estáveis. Atualmente cerca de 80% da produção brasileira é exportada.
› Diversidade de produção amplia usos no setor
Os painéis de madeira dividem-se em três grandes grupos: compensados, aglomerados e chapas de fibras, onde se insere o MDF. Em 1995, no Brasil, do volume consumido 50% compensado, 40% aglomerado e 10% painéis de fibras comprimidas.
› Doenças limitam produtividade em reflorestamentos
As doenças florestais são responsáveis, em parte, pela diminuição da produtividade dos plantios comerciais brasileiras. Até o momento, as doenças registradas tem sido provocadas principalmente por fungos, com alguns registro de ocorrência de bactérias e sem nenhum registro de vírus ou outro microorganismo.
› Indicações para escolha de espécies de Eucalyptus
A madeira de eucalipto é utilizada para o abastecimento da maior parte da indústria de base florestal no Brasil. Em 2004, foram consumidos pelo setor de celulose e papel 34.113.000 m3 de madeira proveniente de reflorestamento de eucalipto, 2.475.000 m3 pelo setor de geração de energia e 340.000 m3 pelo setor de serraria.
› Aplicação do gás natural em secagem de madeira
O gás natural apresenta eficiência de queima de 95% e tem a característica de possibilitar sua aplicação direta na estufa, por sua vez combustível limpo e de fácil manobra. Apesar do custo de aquisição de energia o gás natural proporciona situações onde ser torna mais vantajoso em termos globais.
› Qualidade do reflorestamento começa pelo plantio
Para obtenção de uma boa produtividade florestal devem ser considerados vários fatores, entre os quais práticas corretas de preparo do solo e de fertilização. Tendo como base o plantio da espécie pinus, a capina é separada em duas etapas: pré e pós-plantio.
› Tratamento da madeira garante durabilidade e resistência
O tratamento da madeira deve ser realizado para prevenir sua deterioração, ampliando assim seu tempo de vida útil. O tratamento comumente utilizado é o químico, no qual ocorre a fixação de elementos preservativos da madeira.
› Usos múltiplos promovem sustentabilidade florestal
Grande parte das espécies de interesse para conservação estão em pequenas e médias propriedades rurais, onde a prioridade é garantir a subsistência de seus proprietários, o desafio é desenvolver metodologia de manejo onde seja possível a conservação por uso.
› Pesquisas contribuem para competitividade
No Brasil os instrumentos efetivamente disponíveis para propiciar uma parceria entre empresas e centros de pesquisas públicos, e que permitam a transferência de recursos entre os parceiros é escassa.