MENU
Artigo
Consórcios
Editorial
Exportações
Máquinas
Mato Grosso
Mercado
Novas Alternativas
Painéis
Portos e Logística
Silvicultura
Uso Racional
E mais...
Anunciantes
 
 
 

REVISTA DA MADEIRA - EDIÇÃO N°60

› Mudanças Climáticas e o Setor Florestal Brasileiro
O Protocolo de Kyoto estabelece compromissos legais para a redução na emissão dos gases que provocam o efeito estufa. O setor florestal brasileiro pode ser um dos grandes beneficiários deste processo de mudanças climáticas, e deve se preparar para isso.
› Um Pólo em Crescimento
O estado do Mato Grosso é hoje importante pólo do setor. Representando 6,4% do PIB estadual, o setor da madeira está se profissionalizando e começa a conquistar novos espaços. As exportações alcançaram US$ 77 milhões e a participação no ICMS chega a 9%.
› Consórcios Geram Potencial Exportador
Os consórcios de exportação funcionam como centros de prestação de serviços e, além de qualificar e gerar menor custo, apontam novos mercados e formas inovadoras de encarar o comércio exterior. Na Itália, 75% das exportações são feitas por pequenas empresas, e deste total 20% por consórcios.
› Encontro Reúne Exportadores em Curitiba
Encontro reúne em Curitiba cerca de 60 empresários exportadores do norte do Brasil com importadores chineses. O objetivo é aproximar fornecedor e comprador, ajustando interesses. No Brasil os exportadores são agenciados pela Marine Box Lumber Agency.
› Investindo em Qualidade
A indústria brasileira de máquinas projeta um crescimento de 10% na produção em 2001. Apesar de ainda representar uma pequena fatia do consumo total o setor encontra-se em franca expansão. A forte concorrência internacional obriga a investimentos tecnológicos constantes.
› Alternativas de Mercado Externo Para Produtos de Madeira no Brasil
O mercado para as exportações brasileiras de produtos de madeira mostra um grande potencial. Mesmo com uma indústria fragmentada e descapitalizada, o Brasil apresenta vantagens significativas de custos, até mesmo com relação a países asiáticos. O eucalipto também surge como uma boa alternativa de exportação.
› Aumenta Presença de Painéis LVL no Mercado
Os painéis de Lâmina de Madeira Serrada começam a conquistar mais espaço no mercado mundial. Em 1998 o consumo anual atingiu 1.760.000 m3, quase triplicando nos anos 90, e já se projeta para 4,5 milhões de m3 em 2005. Sua produção, entretanto, ainda representa menos de 1% do total de madeira serrada.
› Exportações de Madeira Crescem 40% em Itajaí
As exportações de madeira/móveis pelo Porto de Itajaí cresceram 40% no ano. O incremento deve-se ao direcionamento de cargas antes exportadas por Paranaguá, com forte demanda por grãos em 2001. Novos investimentos projetam modernização do Porto e melhor atendimento.
› Silvicultura na Alemanha
O consumo de madeira da Alemanha é de 95 milhões de m3 por ano, com uma área florestal de 10,7 milhões de hectares. Embora grande importador, o mercado alemão apresenta hoje uma grande oferta de madeira serrada, decorrente da retração de mercado da construção civil.
› Uso Racional de produtos Florestais
O uso dos recursos florestais deve ser regulado pelo princípio da conservação. Nas florestas nativas isso significa otimizar o seu uso. Já nas florestas plantadas, a chave é o melhor aproveitamento da produção, que projeta um déficit na oferta de madeira para os próximos anos.